| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 6/10/2015 - 16:08



Prefeito dá boas-vindas aos primeiros alunos do programa “JF Qualifica – Inclusão Social”



Portal de Notícias PJF | Prefeito dá boas-vindas aos primeiros alunos do programa “JF Qualifica – Inclusão Social” | SDS - 6/10/2015
A semana começou festiva para os cem alunos que integrarão a primeira turma do “JF Qualifica – Inclusão Social”, o mais novo programa de inserção socioprodutiva da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A aula inaugural aconteceu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), nesta segunda-feira, 5, e contou com as presenças do prefeito Bruno Siqueira, dos secretários de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker, e de Comunicação Social, Michael Guedes, do diretor da Faculdade Senai de Tecnologia, Vander Montesse, e do diretor regional do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Senai, Marcelo Leal.

Dando as boas-vindas aos novos estudantes, Bruno Siqueira falou da tradição da cidade na promoção de cursos de qualificação e a criatividade para buscar novas alternativas de crescimento frente aos momentos de adversidade: “Desde 2013 trabalhamos muito para nos destacar em qualificação profissional e promoção ao mundo do trabalho. Conquistamos o primeiro lugar em vagas ofertadas pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), na frente ainda da capital do estado, Belo Horizonte. Frente ao cenário de crise econômica do país, a oferta de cursos foi cortada, mas não podíamos desanimar. Estudamos alternativas e conseguimos custear os cursos com recurso próprio. É uma grande oportunidade e vocês são a primeira turma desse programa. Não sabemos como será o mercado, mas vocês estarão qualificados para se destacar e ingressar no mundo de trabalho”.

Ainda nessa linha sobre o encaminhamento para o mercado de trabalho, Cheker explicou a escolha dos cursos e a origem das demandas: “Os cursos ofertados foram amplamente estudados. Existe demanda por esses profissionais por parte das empresas. É um caminho aberto não só para a qualificação, mas também para o mercado de trabalho. O que vocês vão adquirir nas aulas ninguém pode tirar, o conhecimento. É a nossa maior riqueza e a chave para um futuro melhor”.

Os diretores das instituições ofertantes completaram a cerimônia, enfatizando os benefícios que essas oportunidades podem trazer. Para Montesse, “Juiz de Fora se mostra novamente na vanguada, ainda que pese a crise. Quando há muito mais demissões que contratações, a qualificação é um diferencial, Isso soma no currículo e ajuda a conseguir o emprego”. Leal compartilhou da opinião e completou: “Vocês estão sendo privilegiados com esse investimento na sua formação. Aproveitem ao máximo as aulas nessa instituição, que é reconhecida mundialmente em educação profissional. Que possam ingressar no mercado de trabalho e, quem sabe, futuramente, até estar empregando outras pessoas”.

A pedagoga do Senai, Marilda Valadão, reforçou os valores da instituição, como assiduidade, pontualidade, seriedade nas aulas e sua missão final: “Melhorar a indústria de Minas Gerais e qualificar vocês para estarem preparados para assumir os quadros do mercado de trabalho”. Os cursos - auxiliar administrativo e de departamento pessoal, operador de computador e soldador - começam essa semana e, além das aulas, os alunos terão transporte, alimentação e material didático integralmente custeados pela PJF. Outras oportunidades de qualificação serão ofertadas no início de novembro, para o primeiro trimestre de 2016.


Os primeiros beneficiados

O aluno do curso de soldador mig mag, Edir da Silva, 49 anos, interessou-se pela formação para aumentar suas chances no mercado. Ele já trabalha com manutenção, mas quer se qualificar: “Já mexo nessa área mesmo, mas tem firma que pede, além da experiência de trabalho, o conhecimento de soldador também. Minhas expectativas serão melhores agora”.

O otimismo dele é compartilhado pela aluna do curso de operador de computador, Edilene Cassimiro, 26 anos, desempregada: “O curso aumentará minhas chances de conseguir um emprego, e quero ter um certificado. Esse conhecimento é fundamental para a vida de qualquer profissional, em qualquer área. O mundo está muito atualizado, a gente tem que se atualizar também”.

O programa

O “JF Qualifica - Inclusão Social” é resultado de uma ação intersetorial e da articulação de políticas de geração de emprego e renda. Visa promover a qualificação profissional dos usuários dos programas da assistência social e o acesso ao mundo do trabalho.

Com o propósito de dar oportunidade de inserção ao mercado de trabalho a todos, o programa tem como público-alvo famílias e indivíduos oriundos de populações urbanas e rurais, em situação de vulnerabilidade e risco social, com idade acima de 16 anos, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com prioridade para os beneficiários do Bolsa Família.


TEXTO: Michelly Meireles
FOTO: Gil Velloso




*Informações com a Assessoria de Comunicação da SDS pelo telefone 3690-8314



 IMPRIMIR 
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS
Assistência Social traça ações para a construção de Plano Municipal de Educação Permanente
25/4/2024 - SE
E. M. Profa. Marlene Barros promove ações para que crianças sejam leitores assíduos
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão realiza vistoria técnica em seis obras, que totalizam investimento de R$ 40 milhões
25/4/2024 - SE
Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, é celebrado na E. M. Amélia Pires
25/4/2024 - SRH
Escola de Governo abre inscrições para oficina de finanças e curso de inglês instrumental
25/4/2024 - SRH
Recursos Humanos realiza ação do “Abril verde” com servidores da STDA
25/4/2024 - FUNALFA
PJF oferece vagas em oficinas culturais gratuitas do Programa Gente em Primeiro Lugar
25/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao bairro Dom Bosco neste sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Fernão Dias desenvolve projeto com atividades lúdicas e recreativas
25/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" tem vagas abertas para farmacêutico e outras oportunidades
25/4/2024 - FUNALFA
Museu Ferroviário terá Encontro de Colecionadores e acervo aberto para visitação no sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Doutor Cássio Vieira Marques promove “Café Literário”
24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
24/4/2024 - SE
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
24/4/2024 - FUNALFA
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais
24/4/2024 - SEL
PJF divulga o 6º boletim da Copa Prefeitura de Futsal
24/4/2024 - EMPAV
Prefeitura revitaliza praça Therezinha Fleury Cruz no bairro São Pedro
24/4/2024 - SESUC
Guarda já recolheu 85 animais silvestres em 2024
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2