NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 4/9/2015 - 18:13

Escolas municipais se apresentam no tradicional Desfile Cívico da Zona Norte

Portal de Notícias PJF | Escolas municipais se apresentam no tradicional Desfile Cívico da Zona Norte | SE - 4/9/2015
Uma aula de cidadania ao ar livre aconteceu na manhã desta sexta-feira, 4, em Benfica, na 32ª edição do Desfile Cívico da Zona Norte, realizado pela Associação de Moradores do Bairro Benfica (AMBB), na Rua Henrique Dias. Alunos de diversas escolas da região desfilaram, reunindo comunidade, estudantes e familiares, antecipando as comemorações da Independência do Brasil. Estiveram presentes, o prefeito Bruno Siqueira, o vice-prefeito Sérgio Rodrigues, o secretário de Educação Weverton Vilas Boas, a Superintendente Regional de Ensino, Fernanda Cristina Moura, e representantes da Polícia Militar (PM), entre outras autoridades.

O prefeito Bruno Siqueira abriu o Desfile Cívico parabenizando a realização de mais uma edição do evento, que inicia, na cidade, as comemorações da Independência do Brasil. “É uma alegria muito grande participar deste momento cívico aqui em Benfica. Esta é uma região que vem recebendo grandes investimentos da Prefeitura, como o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), que foi inaugurado em março deste ano”, destacou Bruno. A praça CEU tem a função de abrigar programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, cursos de formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços assistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital.

O vice-prefeito Sérgio Rodrigues ressaltou a importância de se marcarem os 193 anos de Independência em nossa cidade. “É muito bom a comunidade ter a oportunidade de vivenciar este momento cívico, quando aproveitamos para abraçar o nosso Brasil”, completou.

Aline Junqueira, presidente da AMBB, parabenizou as escolas pelo empenho em levar para as ruas apresentações tão bonitas e bem preparadas, mostrando os trabalhos pedagógicos desenvolvidos pelas instituições de ensino.

A rede municipal de ensino foi representada por três instituições, que apresentaram questões relacionadas ao tema do desfile deste ano: “Deixe a juventude viver”. A abertura foi realizada pela PM, com viaturas e mascotes doPrograma Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que visa ao combate às drogas e à violência entre crianças e jovens. Em seguida, a Banda de Música do 10º Batalhão de Infantaria do Exército tocou o Hino Nacional, abrindo espaço para as demais apresentações. A Escola Estadual (E.E) Theodoro Coelho foi a primeira a entrar na avenida com a tradicional fanfarra, seguida do Centro Educacional Primeira Infância e da Creche Escola Infantil Casinha Feliz. O Centro Integrado Arco Íris e o Colégio Magnus levaram para o evento a fanfarra mirim e demonstrações de ginástica olímpica, capoeira e futebol, seguidos dos alunos do Centro Educacional Aguiar Celeghini (Ceac).

A Escola Municipal (E.M.) Professora Maria das Dores Dias Lizardo Ferreira Leite, que atende cerca de 330 crianças da educação infantil, participou do evento com muita organização. Os alunos apresentaram o projeto “Vivendo belas histórias”. Fernanda Pasternack, mãe do pequeno Elias Misael, 4 anos, da E.M. Maria das Dores, estava bastante feliz com a participação do filho no evento. “Os alunos ensaiaram bastante, o Elias chegava em casa muito animado e participar foi importante para ele”.

Dando prosseguimento, os alunos da E.M. Professora Núbia Pereira de Magalhães, de Santa Cruz, levaram para o desfile apresentações relacionadas ao tema principal e outras questões, como infância, família, escola e paz. Flávia da Silva, moradora de Santa Cruz e mãe de dois alunos da instituição, estava ajudando na organização dos estudantes e ressaltou a importância de todos participarem. “Faz parte da educação dos alunos, eles precisam acompanhar esse tipo de trabalho”.

Outra escola a exaltar o civismo foi a E.M. Áurea Nardelli, do Bairro Vila Esperança. Com cerca de 280 alunos no desfile, a unidade utilizou a música e o próprio hino da instituição para destacar valores para juventude, como ética, respeito e cidadania.

Outras instituições, como Apogeu, Curso Caes e E.E. Professor Francisco Faria, também realizaram um bonito desfile com seus alunos e professores.

FOTO: Carlos Mendonça

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SE, pelo telefone 3690-8497.

30/4/2024 - SESMAUR
PJF interdita estabelecimento que descumpria regras de funcionamento
30/4/2024 - SE
E. M. Santa Cecília promove projeto “Família e Escola Juntos” com ações lúdicas e informativas