NOTÍCIAS: SEL
JUIZ DE FORA - 2/7/2015 - 18:37

Inscrições para a “68ª Corrida da Fogueira” podem ser feitas até sábado

Termina no sábado, 4, o período de inscrição para a “68ª Corrida da Fogueira”, uma das mais tradicionais provas de rua do Brasil. Serão sete quilômetros de percurso, com saída e chegada na praça do Bom Pastor. Os interessados têm opção de participar correndo ou caminhando. As inscrições poderão ser feitas pela internet somente até esta sexta-feira, 3, aqui. Na Terra Bike, na All Sports e na Academia Fibratech será possível se inscrever até sábado, 4, no horário comercial. A largada da “Corrida da Fogueira” será às 19h15, no dia 11. No mesmo dia, mas às 10 horas, haverá corrida infantil na pista de atletismo da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A participação de crianças e pessoas acima dos 60 anos custa R$ 35. Para os demais, a taxa cobrada é de R$ 70.

A expectativa dos organizadores é de participação de até três mil corredores e caminhantes. Diferentemente das provas do “Ranking de Corridas de Rua”, os caminhantes também receberão chip. A participação na prova dará direito ao kit atleta (camisa de manga longa, manguito e meia sapatilha) e hidratação ao longo do percurso. Depois de percorrerem o percurso, os participantes terão acesso a frutas e receberão uma medalha. Já confirmaram presença na prova atletas de mais de 35 cidades. Todos terão até 70 minutos para completar o percurso.

A história da prova

Tudo começou em uma festa junina, caraterizada pela alegria em torno da fogueira, na década de 40. Um entusiasta do esporte, Vicente Ferreira dos Santos, teve a ideia de promover uma corrida de rua, reunindo alguns amigos, a fim de divulgar a própria festa junina no Bairro Mariano Procópio. Foi assim que, em 23 de junho de 1942, 47 atletas ouviram o sinal da largada da 1ª Corrida da Fogueira, que teve percurso de sete quilômetros. O vencedor da primeira edição foi Pedro Marciano da Silva, atleta do Mangueira Futebol Clube, de São João Nepomuceno, com o tempo de 23m58s. Após a premiação, o atleta vencedor teve a honra de acender a fogueira da festa, e isso se perpetuou por várias décadas. Nesta época, poucas corridas de rua eram realizadas no país, e, com o tempo, a “Corrida da Fogueira” se tornou a maior prova do pedestrianismo de Minas Gerais, contribuindo decisivamente para o crescimento do esporte no Brasil.

Na década de 70, a prova recebeu incentivo dos órgãos ligados ao desenvolvimento do esporte brasileiro, inclusive do Conselho Nacional do Desporto (CND), atraindo grandes nomes do esporte, como o maior meio-fundista equatoriano daquela época, Pedro Zurita, em 1975. Em 1976, as mulheres começaram a participar do evento, e a primeira campeã foi a atleta Sandra Paula Ferreira. A corrida só não foi realizada em 1964, devido ao golpe militar, e entre os anos de 1980 e 1983, quando o Sport Club Mariano Procópio perdeu as condições para realizar o evento. A partir de 1984, após intensas negociações com seus criadores, ela passou a ser promovida pelo Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Nas décadas de 80 e 90 entraram para a história os duelos entre Joel Elídio de Faria, José da Conceição e Hélio Oliveira. Outros nomes consolidaram cada vez mais o prestígio do evento, como Viviany Anderson, Geraldo Francisco de Assis, João da Mata e Ronaldo da Costa.

Reveja, aqui, a matéria da “Corrida da Fogueira” do ano passado.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SEL pelos telefones 3690-7829.

26/4/2024 - FUNALFA
Praça CEU abre inscrições para 110 vagas gratuitas em oficinas de cultura e esporte
26/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao bairro Linhares neste sábado, 27