| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SEL
JUIZ DE FORA - 21/5/2015 - 18:44



Termina neste sábado a “1ª Semana Paralímpica de 2015” em Juiz de Fora



Portal de Notícias PJF | Termina neste sábado a “1ª Semana Paralímpica de 2015” em Juiz de Fora | SEL - 21/5/2015
Termina neste sábado, 23, em Juiz de Fora, a “1ª Semana Paralímpica de 2015”, promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora. Neste ano, o evento contou com duas novidades: a inclusão da modalidade polybat (tênis jogado em mesa adaptada, com laterais em toda sua extensão) e o goalball (praticado por atletas com deficiência visual, através do arremesso de uma bola sonora, com as mãos, no gol do adversário), que estreou com uma equipe feminina na disputa. As outras atividades praticadas foram: natação, bocha, atletismo e futebol. Participaram da Semana, alunos/atletas com deficiência auditiva, física, múltipla, intelectual, visual ou com paralisia cerebral, matriculados ou inscritos em escolas, entidades e programas da SEL.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Carlos Bonifácio, “esse é um evento de grande representatividade para o município, que, além de abrir oportunidades para os atletas com deficiência demonstrarem suas habilidades esportivas, contribui para a inclusão social dos participantes”. Carlos também destaca a participação ativa dos profissionais da SEL. “A dedicação dos nossos preparadores físicos merece o nosso reconhecimento, pois todos trabalharam muito para que as atividades fossem realizadas com sucesso. A Semana Paralímpica é mais um evento que integra as comemorações neste mês de aniversário de Juiz de Fora”.

A 1ª Semana Paralímpica teve, ao todo, 116 inscritos: Bocha: 13; Futebol: 16; Polybat: 8; Natação: 23; Atletismo: 43; Goalball: 13. Além de representantes de Juiz de Fora, o evento conta com a participação de atletas das cidades de Lima Duarte, Coronel Pacheco, Rio Pomba, Goianá, Piau, Matias Barbosa, Guarani, e dos distritos de Paula Lima e Humaitá. A última modalidade a ser disputada será o Goalball, no sábado, 23, às 8h30 no Ginásio da SEL


Competição de bocha marcou a abertura do evento


A abertura oficial aconteceu na tarde da segunda-feira, 18, no ginásio da SEL, pelo prefeito Bruno Siqueira, que destacou a importância da prática de atividades físicas. “Essa é a melhor forma de garantir qualidade de vida e ainda promover a inclusão social. Com esse evento, a cidade se desenvolve com a conquista de jovens e talentosos atletas. Além de Bruno, estiveram presentes na abertura o vice-prefeito, Sérgio Rodrigues; o deputado Estadual Isauro Calais; a vereadora Ana Rossignoli; o presidente da Amac, João Batista, e o secretário Carlos Bonifácio. O primeiro dia da Semana Paralímpica contou com a participação de 13 competidores de bocha, que fizeram disputas em dupla e uma em trio com participação das categorias infantojuvenil e adulta.


Sobre o programa

O programa JF Paralímpico é promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), desde janeiro de 2013, com o objetivo de propiciar a prática de exercícios físicos e a consequente melhoria na qualidade de vida das pessoas com algum tipo de deficiência. Desta forma, o atendimento se torna unificado e é possível criar a cultura da prática esportiva para este público na cidade, assim como oportunizar a inserção destas pessoas em eventos competitivos.

O JF Paralímpico tem caráter socioesportivo e é desenvolvido em parceria com a Associação dos Cegos de Juiz de Fora (ACJF), a Associação Beneficente Roberto de Oliveira (Abro) e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Juiz de Fora (Apae/JF). Além disso, conta com o apoio do Sport Club Juiz de Fora e da Universidade Federal de Juiz de Fora, que cedem seus espaços para a realização dos treinamentos.


Quem pode participar?

A participação no Programa JF Paralímpico é gratuita para qualquer pessoa que possua algum tipo de deficiência, seja auditiva, física, intelectual ou visual. Não é preciso conhecer o esporte, porque são oferecidas atividades tanto de iniciação esportiva quanto de treinamento de equipes (rendimento).

Como participar?

Basta que o interessado ou seu responsável compareça à Secretaria de Esporte e Lazer, onde será realizado um cadastro e a indicação para a modalidade mais adequada à sua deficiência. A pessoa receberá encaminhamento para o início das atividades e passará a integrar o programa. É indispensável a apresentação da carteira de identidade do participante e, no caso de menores de idade, é obrigatório o acompanhamento de um responsável.

A Secretaria de Esporte e Lazer fica na Avenida Rui Barbosa, 530, Bairro Santa Terezinha, e o atendimento é das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Informações: Departamento de Lazer e Exercício Físico - Supervisão de Esporte Adaptado - 3690-7853.

TEXTO: Jussara Ramos
FOTO: Carlos Mendonça

* Informações com a assessoria de comunicação da SEL, pelo telefone 3690-8596.



 IMPRIMIR 
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS
Assistência Social traça ações para a construção de Plano Municipal de Educação Permanente
25/4/2024 - SE
E. M. Profa. Marlene Barros promove ações para que crianças sejam leitores assíduos
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão realiza vistoria técnica em seis obras, que totalizam investimento de R$ 40 milhões
25/4/2024 - SE
Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, é celebrado na E. M. Amélia Pires
25/4/2024 - SRH
Escola de Governo abre inscrições para oficina de finanças e curso de inglês instrumental
25/4/2024 - SRH
Recursos Humanos realiza ação do “Abril verde” com servidores da STDA
25/4/2024 - FUNALFA
PJF oferece vagas em oficinas culturais gratuitas do Programa Gente em Primeiro Lugar
25/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao bairro Dom Bosco neste sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Fernão Dias desenvolve projeto com atividades lúdicas e recreativas
25/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" tem vagas abertas para farmacêutico e outras oportunidades
25/4/2024 - FUNALFA
Museu Ferroviário terá Encontro de Colecionadores e acervo aberto para visitação no sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Doutor Cássio Vieira Marques promove “Café Literário”
24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
24/4/2024 - SE
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
24/4/2024 - FUNALFA
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais
24/4/2024 - SEL
PJF divulga o 6º boletim da Copa Prefeitura de Futsal
24/4/2024 - EMPAV
Prefeitura revitaliza praça Therezinha Fleury Cruz no bairro São Pedro
24/4/2024 - SESUC
Guarda já recolheu 85 animais silvestres em 2024
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2