NOTÍCIAS: SEL
JUIZ DE FORA - 21/5/2015 - 18:44

Termina neste sábado a “1ª Semana Paralímpica de 2015” em Juiz de Fora

Portal de Notícias PJF | Termina neste sábado a “1ª Semana Paralímpica de 2015” em Juiz de Fora | SEL - 21/5/2015
Termina neste sábado, 23, em Juiz de Fora, a “1ª Semana Paralímpica de 2015”, promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora. Neste ano, o evento contou com duas novidades: a inclusão da modalidade polybat (tênis jogado em mesa adaptada, com laterais em toda sua extensão) e o goalball (praticado por atletas com deficiência visual, através do arremesso de uma bola sonora, com as mãos, no gol do adversário), que estreou com uma equipe feminina na disputa. As outras atividades praticadas foram: natação, bocha, atletismo e futebol. Participaram da Semana, alunos/atletas com deficiência auditiva, física, múltipla, intelectual, visual ou com paralisia cerebral, matriculados ou inscritos em escolas, entidades e programas da SEL.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Carlos Bonifácio, “esse é um evento de grande representatividade para o município, que, além de abrir oportunidades para os atletas com deficiência demonstrarem suas habilidades esportivas, contribui para a inclusão social dos participantes”. Carlos também destaca a participação ativa dos profissionais da SEL. “A dedicação dos nossos preparadores físicos merece o nosso reconhecimento, pois todos trabalharam muito para que as atividades fossem realizadas com sucesso. A Semana Paralímpica é mais um evento que integra as comemorações neste mês de aniversário de Juiz de Fora”.

A 1ª Semana Paralímpica teve, ao todo, 116 inscritos: Bocha: 13; Futebol: 16; Polybat: 8; Natação: 23; Atletismo: 43; Goalball: 13. Além de representantes de Juiz de Fora, o evento conta com a participação de atletas das cidades de Lima Duarte, Coronel Pacheco, Rio Pomba, Goianá, Piau, Matias Barbosa, Guarani, e dos distritos de Paula Lima e Humaitá. A última modalidade a ser disputada será o Goalball, no sábado, 23, às 8h30 no Ginásio da SEL

Competição de bocha marcou a abertura do evento

A abertura oficial aconteceu na tarde da segunda-feira, 18, no ginásio da SEL, pelo prefeito Bruno Siqueira, que destacou a importância da prática de atividades físicas. “Essa é a melhor forma de garantir qualidade de vida e ainda promover a inclusão social. Com esse evento, a cidade se desenvolve com a conquista de jovens e talentosos atletas. Além de Bruno, estiveram presentes na abertura o vice-prefeito, Sérgio Rodrigues; o deputado Estadual Isauro Calais; a vereadora Ana Rossignoli; o presidente da Amac, João Batista, e o secretário Carlos Bonifácio. O primeiro dia da Semana Paralímpica contou com a participação de 13 competidores de bocha, que fizeram disputas em dupla e uma em trio com participação das categorias infantojuvenil e adulta.

Sobre o programa

O programa JF Paralímpico é promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), desde janeiro de 2013, com o objetivo de propiciar a prática de exercícios físicos e a consequente melhoria na qualidade de vida das pessoas com algum tipo de deficiência. Desta forma, o atendimento se torna unificado e é possível criar a cultura da prática esportiva para este público na cidade, assim como oportunizar a inserção destas pessoas em eventos competitivos.

O JF Paralímpico tem caráter socioesportivo e é desenvolvido em parceria com a Associação dos Cegos de Juiz de Fora (ACJF), a Associação Beneficente Roberto de Oliveira (Abro) e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Juiz de Fora (Apae/JF). Além disso, conta com o apoio do Sport Club Juiz de Fora e da Universidade Federal de Juiz de Fora, que cedem seus espaços para a realização dos treinamentos.

Quem pode participar?

A participação no Programa JF Paralímpico é gratuita para qualquer pessoa que possua algum tipo de deficiência, seja auditiva, física, intelectual ou visual. Não é preciso conhecer o esporte, porque são oferecidas atividades tanto de iniciação esportiva quanto de treinamento de equipes (rendimento).

Como participar?

Basta que o interessado ou seu responsável compareça à Secretaria de Esporte e Lazer, onde será realizado um cadastro e a indicação para a modalidade mais adequada à sua deficiência. A pessoa receberá encaminhamento para o início das atividades e passará a integrar o programa. É indispensável a apresentação da carteira de identidade do participante e, no caso de menores de idade, é obrigatório o acompanhamento de um responsável.

A Secretaria de Esporte e Lazer fica na Avenida Rui Barbosa, 530, Bairro Santa Terezinha, e o atendimento é das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Informações: Departamento de Lazer e Exercício Físico - Supervisão de Esporte Adaptado - 3690-7853.

TEXTO: Jussara Ramos
FOTO: Carlos Mendonça

* Informações com a assessoria de comunicação da SEL, pelo telefone 3690-8596.

25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS