NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 26/2/2015 - 10:17

Prefeito recebe coordenador nacional de saúde mental nesta sexta-feira

O prefeito Bruno Siqueira receberá nesta sexta-feira, 27, a visita do coordenador
​Nacional de ​Saúde ​Mental do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori. O representante do Governo federal participará de dois compromissos oficiais na cidade. O primeiro acontecerá às 9 horas, quando visitará, em caráter oficial, uma residência terapêutica, instalada n​o​ Bairro São Geraldo, ​Zona ​Sul da cidade.

Às 10 horas, Tykanori fará uma palestra abordando o fim dos hospitais psiquiátricos, lembrando o fechamento do Hospital Casa de Saúde Esperança, em Juiz de Fora, no início de
​ ​fevereiro​ deste ano​, quando foram transferidos, temporariamente, 97 pacientes (80 homens e 17 mulheres), para o Hospital Ana Nery. O evento, denominado “E Agora? Como Fazer sem Manicômio?”, será aberto ao público, e acontecerá no auditório da Faculdade Estácio de Sá, na Avenida Presidente João Goulart 660, Bairro Cruzeiro do Sul.

Para o secretário de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), José Laerte Barbosa, a iniciativa de fechamento dos hospitais psiquiátricos permite a otimização de recursos financeiros e investimentos do Governo federal, assim como inscreve Juiz de Fora na vanguarda do tratamento de cidadãos portadores de transtorno mental: “A cidade é referência no país, porque é o único município a conseguir fechar todos os seus hospitais psiquiátricos num prazo de dois anos e sem provocar desassistência aos pacientes.​”

​Uma nova realidade​

Atualmente, Juiz de Fora conta com 22 residências terapêuticas, onde são acolhidos pacientes antes internos de hospitais psiquiátricos. Depois da implantação das residências terapêuticas, os pacientes, que passavam a maior parte do tempo em um leito hospitalar, tiveram sua realidade transformada pela nova linha de cuidado, com uma estrutura que se assemelha a um verdadeiro lar.

Cada residência abriga, no máximo, dez pacientes, garantindo, desta forma, conforto, atenção e acolhimento social. As casas têm o resguardo de cuidadores e de uma equipe multiprofissional.
​ ​Roberto Tykanori já sinalizou a liberação de recursos financeiros para a criação de ​​16 novas residências terapêuticas em Juiz de Fora, que abrigarão mais de 200 pacientes psiquiátricos, nos próximos meses.

​* Mais informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123 ou 3690-7389.​

25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora