NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 30/10/2014 - 16:13

Portal de Notícias PJF | Centro de Convivência do Idoso – Encontro do “Café Literário” relembra a Semana de Arte Moderna de 1922 | SDS - 30/10/2014
Os usuários do Centro de Convivência do Idoso, serviço da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), tiveram uma manhã especial nesta quinta-feira, 30. Na edição de outubro do tradicional “Café Literário”, os idosos tiveram a oportunidade de fazer uma imersão em um dos momentos mais importantes do cenário artístico brasileiro: a Semana de Arte Moderna de 1922.

A educadora social da unidade, Emília Viveiros, explica que a escolha do tema partiu do próprio interesse dos idosos. “Eles nos perguntavam o que mudou, como eram a escrita e as artes antes e como ficou depois. Foi um movimento que rompeu com tudo que existia até então”, definiu. Segundo a educadora, a edição de outubro foi uma das mais especiais do “Café Literário”. “Pudemos proporcionar um raro momento de descontração, aprendizado e, o que não poderíamos esperar, de emoção. Alguns dos idosos chegaram a chorar quando foram apresentados a um movimento tão representativo”, comemorou.

As atividades

A programação do “Café Literário” procurou abranger todo tipo de manifestação artística alcançada pelas inovações do movimento modernista, desde a estética das pinturas, passando pela música e chegando à escrita. Primeiramente, os idosos assistiram a uma apresentação do grupo de música “Tocando em Frente”. Depois, foi a vez do grupo de artes cênicas da unidade representar a música popular “Lamento das Lavadeiras”. Após as apresentações, o grupo se reuniu para a leitura do poema “Os Sapos”, de Manuel Bandeira.

As amigas Anézia da Silva e Amarillis do Nascimento, ambas com 74 anos, apresentaram, a caráter, a rotina das antigas lavadeiras dos anos 20 e colocaram todos os idosos para dançar. “Momentos como este nos dão a oportunidade de nos expressarmos e divertirmos ao mesmo tempo. Trouxemos baldes, lenços e interpretamos essa prática da época de nossas mães e avós”, ressaltou Anézia. Para Amarillis, que já trabalhou como lavadeira, esse contato mensal com a literatura e a cultura agrada os idosos. “Como cada mês é um assunto, fazemos sempre coisas diferentes. É muito animado, e a participação e o envolvimento dos colegas tem crescido cada vez mais”, concluiu.

Para dar tom e cor às características dessa época, estão expostas, junto com os livros, algumas pinturas do idoso José Avelino, de 63 anos, que mantém a paixão pelas artes em aulas práticas dentro do CCI. “Me inspirei nas casas e construções antigas que existem aqui e em cidades da região para desenhar, imaginando como foi a década de 20”, comentou.

A unidade

O CCI é um serviço da SDS, executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), que realiza ações visando a garantir o envelhecimento saudável no município. Entre as atividades oferecidas, estão aulas de ginástica, dança, trabalhos manuais, teatro, jogos, ioga e aulas de informática. O telefone de contato é o 3690-7365.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314, ou com a Amac, pelo telefone 3690-7945.

25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS