| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SAA
JUIZ DE FORA - 23/10/2014 - 19:39



Feirinha do Parque Halfeld é aprovada por produtores e faz sucesso entre os consumidores



Portal de Notícias PJF | Feirinha do Parque Halfeld é aprovada por produtores e faz sucesso entre os consumidores   | SAA - 23/10/2014
O ambiente é colorido e a luz da manhã ajuda muito. Bem cedinho, começam os preparativos para a Feira da Agroindústria Familiar, que funciona no Parque Halfeld há 33 anos. As senhorinhas, com seus carrinhos, já passeiam por lá, e os homens e mulheres, apressados pela hora do trabalho, param, seduzidos pelos produtos sempre frescos, com sabor de infância, de casa de vó, de Minas Gerais.

A feira é fruto da parceria da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e da Associação Regional de Produtores Rurais e Feirantes da Agroindústria Familiar de Alimentos (Agrofar). Todas as quintas-feiras, desde as primeiras horas da manhã, produtores da Agrofar estão no local, oferecendo aos consumidores os melhores produtos naturais e artesanais, como hortaliças, verduras, frutas, doces, quitandas, mel, licor, café, feijão, queijo e leite. A proposta da feira, segundo o titular da SAA, Edson Fontes, é “cumprir um papel social e econômico. Ela apoia Juiz de Fora e outros 14 municípios da região, que agregam valores ao seu produto através da agroindústria artesanal, destacando-se pela qualidade. E ainda mantém os produtores organizados, através da associação, e mostra a força do associativismo. Além disso, senão o único, é o principal canal de escoamento da produção gerando renda para as famílias, garantindo não só o sustento, mas o acesso a bens e aumentando o poder de consumo”.

A feirante Maria Aparecida Moreira vende quitandas e é prova desse progresso. Trabalhando na feira há 30 anos, ela e a família já obtiveram muitas conquistas, e agora se preparam para realizar o grande sonho: a casa própria: “Eu não tinha luz elétrica e morava na casa do meu patrão. Agora, com a ajuda da Prefeitura e do meu esforço, vendendo na feirinha, vou mudar para a minha casa, em dezembro”.


Novo modelo

Há três meses, o modelo da feira foi reformulado e agora funciona no centro do parque, com barracas uniformizadas, todas juntas, formando um quadrado. Segundo a vice-presidente da Agrofar, Talita Nogueira, produtora de mel e pimenta, o modelo gerou muitas melhorias: “Para, nós o importante foi a segurança. Ficar juntos é melhor. A nova iluminação do parque também foi muito boa. A gente chega de madrugada e parece dia”. Ela relatou que, antigamente, os feirantes chegavam e se deparavam com moradores de rua dormindo nas barracas, uso de drogas e atentado ao pudor.

Dalíria da Silva, produtora de doces e compotas, sentiu a melhoria refletir nas vendas: “Agora as pessoas demoram menos tempo para conseguir ver tudo e conseguem visitar todas as barracas. As vendas melhoraram cem por cento, e a aparência ficou melhor”.


Público fiel

Comum a todos os feirantes é o reconhecimento de seu público fiel. A feirante Vera de Oliveira produz hortaliças, queijo e leite de cabra, com inspeção municipal. Os produtos, exclusivos e difíceis de achar no mercado, já fidelizam o público naturalmente: “Agora, vendendo o leite e o queijo de cabra aqui na feirinha, fica mais fácil para o consumidor. Tem várias mães de crianças com alergia ou intolerância a leite de vaca que compram comigo toda semana”.

“Dona” Maria Xavier, do Bairro Jóquei Clube 3, zona norte, também é fiel à feirinha. Ela vai toda quinta-feira ao Centro da cidade só para comprar os produtos frescos. Nesta quinta-feira, 23, a sacola dela tinha verduras e legumes: “Aqui é tudo fresquinho, cultivado na roça com esterco, sem veneno. Tudo é melhor e tem muito mais sabor”.

A empresária e esteticista Ana Carolina Rocha adquiriu dos pais o hábito de ir à feirinha toda quinta. Agora, ela serve seus clientes na clínica com os produtos que compra lá: “Eu já comprava, porque é tudo fresco, tem gostinho de casa. E na clínica, as clientes já chegam perguntando pelo biscoitinho. Não pode faltar. Eu já deixo a mesa com o cafezinho montada, porque elas pedem”.

Moradora no Centro, Elizabeth Almeida compra produtos da feira toda semana. Seus preferidos são os doces de ambrosia. E uma curiosidade: ela já tem até a sua própria coleção de potes de doces: “Eu levo os que têm a tampa vermelha, porque combinam com a minha cozinha”.


Novos negócios

O presidente da Agrofar, Wander do Nascimento, vende hortaliças. E agora vislumbrou uma nova oportunidade de negócio. Ele está começando a elaborar um formato de excursões na propriedade, e explorar o turismo rural: “Estamos planejando, para começar a levar os clientes na propriedade, para ver como é cultivado o produto natural. Muitos já estão procurando e se mostrando interessados”. Ele e o filho, Gustavo, ainda estão resolvendo como será a logística da visita.


Hortaliças não convencionais

Wander também vende as chamadas hortaliças não-convencionais, como a sálvia ou peixinho. Segundo a receita dele, pode-se empanar a folha, fritar e servir como lambari: “Fica igualzinho”. De acordo com o extensionista da Emater-MG, Cândido Antônio, o cultivo dessas hortas foi incentivado por um programa da SAA com a instituição, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Epamig em 2009, com um banco de mudas e sementes. Hoje, elas voltaram às barracas dos feirantes como produtos finais: “É o resgate das hortaliças antigas, como o peixinho, o cariru, a azedinha e a serralha. Segundo pesquisas, elas têm um alto valor nutritivo, principalmente em minerais”.


As melhorias continuam

A mesma verba, vinda da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que permitiu que os feirantes adquirissem as novas barracas, contemplará também a nova identidade visual da feira. Nesta quinta-feira foi aprovado o projeto que incluem novos cartazes, folders, avental, sacolas, cartões de visita e selo com a marca Agrofar.

O feirante Pedro Antunes, que vende feijão, café, licor, açúcar mascavo e mel, ficou entusiasmado com as novidades: “Ficou muito detalhado, objetivo. Valoriza e informa o nosso cliente. Vai ser excelente e fazer a diferença no produto”.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da SAA pelo telefone 2104-7003.



 IMPRIMIR 
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS
Assistência Social traça ações para a construção de Plano Municipal de Educação Permanente
25/4/2024 - SE
E. M. Profa. Marlene Barros promove ações para que crianças sejam leitores assíduos
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão realiza vistoria técnica em seis obras, que totalizam investimento de R$ 40 milhões
25/4/2024 - SE
Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, é celebrado na E. M. Amélia Pires
25/4/2024 - SRH
Escola de Governo abre inscrições para oficina de finanças e curso de inglês instrumental
25/4/2024 - SRH
Recursos Humanos realiza ação do “Abril verde” com servidores da STDA
25/4/2024 - FUNALFA
PJF oferece vagas em oficinas culturais gratuitas do Programa Gente em Primeiro Lugar
25/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao bairro Dom Bosco neste sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Fernão Dias desenvolve projeto com atividades lúdicas e recreativas
25/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" tem vagas abertas para farmacêutico e outras oportunidades
25/4/2024 - FUNALFA
Museu Ferroviário terá Encontro de Colecionadores e acervo aberto para visitação no sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Doutor Cássio Vieira Marques promove “Café Literário”
24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
24/4/2024 - SE
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
24/4/2024 - FUNALFA
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais
24/4/2024 - SEL
PJF divulga o 6º boletim da Copa Prefeitura de Futsal
24/4/2024 - EMPAV
Prefeitura revitaliza praça Therezinha Fleury Cruz no bairro São Pedro
24/4/2024 - SESUC
Guarda já recolheu 85 animais silvestres em 2024
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2