NOTÍCIAS: SETTRA
JUIZ DE FORA - 22/9/2014 - 19:34

Semana Nacional do Trânsito: Dia Mundial Sem Meu Carro se soma aos projetos realizados pela Settra

Portal de Notícias PJF |  Semana Nacional do Trânsito: Dia Mundial Sem Meu Carro  se soma aos projetos realizados pela Settra  | SETTRA - 22/9/2014
JF MAIS MOBILIDADE - Incentivar o uso do transporte coletivo urbano, da bicicleta e até mesmo a caminhada em pequenas distâncias. Esse foi o objetivo do "Dia Mundial Sem Meu Carro", promovido pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) nesta segunda-feira, 22. Desde 2008, segundo a supervisora de projetos de educação para o trânsito, Renata Vianna, o evento acontece em Juiz de Fora. Neste ano, a campanha educativa se soma aos projetos que estão em desenvolvimento pela Pasta com o objetivo de não somente incentivar, mas possibilitar meios para que a população opte por outros modais de transporte, em detrimento ao automóvel particular.

Segundo o secretário de Transporte e Trânsito, Rodrigo Tortoriello, o país inteiro está voltado para a situação da mobilidade urbana: "O que as pessoas desejam é qualidade de vida. Poder ir e vir para casa com tranquilidade e segurança, e por um preço justo. Não perder mais tanto tempo no trânsito. Tempo que poderia ser utilizado para o conforto, mas que representa estresse e desgaste. Conforme pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o brasileiro que vive em grandes cidades gasta em média 40,8 minutos para ir de casa ao trabalho. Essa não é mais a realidade que nós queremos para a nossa cidade", afirma o secretário.

Ainda segundo o titular da Settra, através do estudo de reestruturação do transporte público, cuja licitação está prevista para o primeiro semestre de 2015; do bilhete único, que está previsto para 100% da frota ainda neste ano; e da adoção do Sistema Inteligente de Transporte, que prevê o GPS e comunicação com o usuário, será possível dar passos significativos na melhoria da qualidade do serviço que é prestado na cidade.

Durante o evento "Dia Mundial Sem Meu Carro", a Settra realizou atividades educativas com crianças e escolares do Sesc. Houve também teatro de fantoches, promovido pela Polícia Militar, tabuleiro humano e bate-papo coletivo com a Astransp, distribuição de livros pela Funalfa, distribuição de itens de segurança de bicicleta pelo Grupo Mobilicidade, exposição de trabalhos da oficina de reciclagem pela Guarda Municipal, através do GAPE (Guardas no Apoio e Prevenção nas Escolas), entre outras atividades.

Para Eick Halfeld, de 4 anos, que foi ao evento acompanhado pela mãe, Renata Lutiene, as brincadeiras e o teatro de fantoches foram muito legais: "Eu aprendi a atravessar a rua, que é só com adulto e tem que olhar para os dois lados. Se estiver passando carro eu tenho que esperar". Para a mãe, inserir a criança desde cedo em ambientes educativos, que despertam para os cuidados que se tem que ter no trânsito é essencial para o bom desenvolvimento da criança e de um futuro cidadão. Além disso, ela ressalta que é importante a escola também trabalhar essas questões.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da secretaria de Transporte e Trânsito pelo telefone 3690-7767.

25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS