NOTÍCIAS: SETTRA
JUIZ DE FORA - 17/9/2014 - 11:40

Semana Nacional do Trânsito 2014 – Pedestre em primeiro lugar

Portal de Notícias PJF | Semana Nacional do Trânsito 2014 – Pedestre em primeiro lugar | SETTRA - 17/9/2014
JF MAIS MOBILIDADE - Todas as pessoas, em algum momento, também assumem o papel de pedestre dentro do sistema de trânsito. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como o pedestre é a parte mais frágil, ele sempre tem preferência e deve ser tratado com atenção, gentileza e respeito. Um dos fatores que causam ou agravam os acidentes de trânsito é o desrespeito ao pedestre, que é dez vezes mais vulnerável que o ocupante do automóvel.

Dentro dessa perspectiva, entre os dias 18 e 25 de setembro, acontece a Semana Nacional do Trânsito, que neste ano traz como tema “Cidade para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Dentro da programação, estão previstas palestras, blitz educativa, ações e mobilizações de conscientização aos pedestres e motoristas, visita à transitolândia com os idosos assistidos pelo Centro de Convivência do Idoso, Dia Mundial sem Carro, gincana educativa, atendimento e esclarecimento com agentes de trânsito, entre outras atividades. A programação completa pode ser conferida em anexo.

Segundo a supervisora de projetos de educação para o trânsito, Renata Vianna, o tema deste ano veio ao encontro do que a Prefeitura de Juiz de Fora já tinha como prioridade de trabalho. “A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) já estava preparando um projeto de educação voltado para pedestres, que é o “Pedestre na Faixa: Respeite”, e o tema da Semana Nacional do Trânsito só veio reforçar e dar mais força para a nossa proposta. O que nós estamos querendo alcançar é a modificação de cultura de Juiz de Fora. Tantas cidades já conseguiram, por que nós também não podemos implantar uma cultura de educação e respeito ao outro no dia a dia do trânsito?”, afirma.

A abertura da Semana Nacional do Trânsito, em Juiz de Fora, acontece nesta quinta-feira, 18, às 9 horas, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, e conta com a presença do prefeito Bruno Siqueira, do secretário de Transporte e Trânsito, Rodrigo Tortoriello, da presidente da Comissão Municipal de Segurança e Educação para o Trânsito, Cláudia Ferreira; e representantes da Câmara Municipal de Juiz de Fora, da Polícia Militar e do Exército.

Na solenidade, será lançado o programa “Pedestre na Faixa: Respeite”, a ser executado pela Settra por um ano, com o objetivo de iniciar um processo de mudança de cultura no trânsito da cidade.

Semana Nacional do Trânsito

Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro –, a Semana Nacional do Trânsito é comemorada sempre entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, internalizando valores que contribuem para a criação de um ambiente favorável ao alcance do compromisso de valorização da vida.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Transporte e Trânsito pelo telefone 3690-7767.

25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS