NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 28/8/2014 - 16:27

“Ciranda Cidadã” - Ação para população em situação de rua marca início dos “Encontros na Roda” neste sábado

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através do Departamento de Políticas Para a Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (DPCDH), promove neste sábado, 30, a ação de lançamento dos “Encontros na Roda”, uma das iniciativas do projeto “Ciranda Cidadã”. O evento será realizado na Casa da Cidadania (Alameda Ilva Mello Reis, 6.001 – Jardim Esperança), das 8h30 às 11h30, e será voltado para a população em situação de rua, atendida pela unidade, com a oferta de atividades físicas e recreativas. A ação conta com a parceria da Secretaria de Saúde (SS).

Os “Encontros na Roda” se caracterizam por ações pontuais desenvolvidas nos equipamentos da SDS, entre elas capacitações e atividades lúdicas, na tentativa de estabelecer um diálogo com o público atendido, através da filosofia da “Ciranda Cidadã”. “O objetivo principal desse microprojeto é potencializar o trabalho desenvolvido em cada unidade atendida, em esquema de parceria e de forma pontual, com foco na promoção e garantia de direitos humanos”, afirmou a supervisora de Direitos Humanos e Cidadania do DPCDH, Giane de Almeida.

Para marcar o início dos trabalhos será feita uma avaliação ergométrica dos presentes, passando para atividades físicas e recreativas, como jogos de boliche e caminhadas, além de uma ginástica coletiva. Aferição de pressão, medição de glicose e teste de hepatite também serão oferecidos. O destaque ficará por conta do espaço de autocuidado, com a oferta de roupas, corte de cabelo, manicure e oficina de automaquiagem. Após a produção, as interessadas poderão participar de uma sessão de fotos.

“Todas as atividades do dia terão o intuito de combater as doenças crônicas não-transmissíveis. O exercício físico é um caminho para a prevenção dessas doenças. Buscamos oferecer atividades lúdicas, aliadas a exercícios que atraiam tanto homens quanto mulheres”, destacou o educador físico da SS, Paul Almeida.

O projeto

Com o objetivo de oferecer uma atenção especial para a população negra, a mulher e o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) da cidade, a “Ciranda Cidadã” é uma iniciativa pioneira no município, com ações de garantia e promoção de direitos humanos para populações marginalizadas. Além disso, o projeto prevê programações educativas, direcionadas aos servidores das secretarias de Desenvolvimento Social (SDS) e de Saúde (SS), preparando-os para atender melhor o público em questão.

A iniciativa é dividida em duas frentes principais e possui vários microprojetos. O "Preservativo na Pista" faz a distribuição de preservativos e de cartilha educativa para profissionais do sexo, com foco nos travestis e transexuais. Os "Conceitos em Ciranda" contribuem para o entendimento das questões de gênero no cotidiano do trabalho. Já os "Encontros na Roda" buscam a aproximação com o público atendido pelas unidades, discutindo as temáticas do projeto. Além disso, há, ainda, o "Polícia Para Quem Precisa", que fará uma frente de diálogo com a Polícia Militar (PM) para a proposição de estratégias abordando as temáticas raciais e, principalmente, de gênero.
A previsão é de que as ações se estendam até agosto de 2015. Após a finalização das atividades, haverá uma avaliação, o monitoramento dos resultados e, por fim, a elaboração de um relatório.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.

25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS