NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 25/8/2011 - 18:05

Portal de Notícias PJF | Artes cênicas - 5º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora começa no dia 3 de setembro | FUNALFA - 25/8/2011
Promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Funalfa, o 5º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora será realizado entre os dias 3 e 11 de setembro, com uma programação de 24 espetáculos, cinco oficinas, um seminário, uma mostra de curtas performances, uma mostra cinematográfica e uma festa de confraternização. O evento vai reunir companhias de 12 cidades, trazendo, para o cenário local, montagens com as mais diversas linguagens e propostas, formando um diversificado mosaico da dramaturgia nacional. “O Festival Nacional de Teatro é a grande festa das artes cênicas na cidade, quando Juiz de Fora abre suas salas de encenação e oferece suas praças para que o teatro aconteça”, observa o superintendente da Funalfa, Toninho Dutra.

Entre as montagens que serão apresentadas nos nove dias de festival, 13 integram a Mostra Competitiva, que distribuirá, nas categorias adulto e infantil, troféus para os melhores nos seguintes quesitos: espetáculo, direção, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, cenário, figurino, júri popular, iluminação e trilha sonora. Haverá ainda o Prêmio Destaque, que poderá ser entregue em qualquer categoria, individual ou coletivamente, conforme avaliação da Comissão Julgadora. Já o Circuito Off apresentará três peças.

A abertura oficial da maratona de artes cênicas está marcada para o próximo dia 3, às 20h, no Cine-Theatro Central, com a peça “Savana Glacial”, do Grupo Físico de Teatro, montagem vencedora do 23º Prêmio Shell, categoria melhor texto, no Rio de Janeiro. Outros seis espetáculos convidados serão apresentados, incluindo, “Till, a Saga de um Herói Torto”, do Grupo Galpão, de Belo Horizonte, que encerra a edição 2011 do festival, dia 11, às 20h, na Praça Antônio Carlos. Confira, no anexo, a programação completa do Festival.

A exemplo dos anos anteriores, o Espaço Mezcla promoverá a Mostra de Curtas Performances, com esquetes de teatro, dança, circo, poesia e música, nos dias 8, 9 e 10 de setembro, às 23h. Os ingressos serão vendidos no local. Já a mostra cinematográfica “Do palco à tela”, fruto de parceria entre a Funalfa e o Cineclube Bordel Sem Paredes, integra a programação paralela do festival e será iniciada antes da abertura oficial do evento, com sessões de 1º a 3 de setembro, sempre às 19h, no Anfiteatro João Carriço. Foram selecionados dois longas e seis curtas-metragens. A entrada é franca.

- Convites:
Nesta edição do Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora, os espetáculos teatrais serão apresentados no Cine-Theatro Central, no CCBM, na Casa de Cultura da UFJF, no Espaço Diversão & Arte, no Teatro Pró-Música, no Teatro Academia e no Sest/Senat, além das montagens em áreas abertas: Parque Halfeld, Museu Mariano Procópio e Praça Antônio Carlos.

Cada convite para as montagens em espaços fechados será trocado por um livro de literatura em bom estado, a partir da próxima segunda-feira, dia 29, na sede da Funalfa (Avenida Rio Branco 2.234, Parque Halfeld - Centro). Cada pessoa poderá trocar até dois convites por espetáculo. A quantidade de ingressos será limitada à capacidade dos espaços onde as montagens serão apresentadas. O plantão de trocas será de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

- Seminário e oficinas:
Além de oferecer um painel diversificado da produção de artes cênicas do país, o Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora mantém a vertente de formação continuada para a classe teatral e para os interessados na área. O seminário “Pensando Teatro” trará como convidados os pesquisadores, atores e diretores Norberto Presta e Ligia Tourinho. Não é necessário fazer inscrição. Já para as oficinas, que têm vagas limitadas, as inscrições estarão abertas a partir do dia 29, das 9h às 17h, na sede da Funalfa. Tanto no seminário quanto nas oficinas, a participação é gratuita.

- Festa e encerramento:
Com o objetivo de promover uma confraternização entre produtores, organizadores, artistas e público, a Funalfa programou a festa temática Anos 80, dia 10 de setembro, às 23h, na Estação Cultural Estúdio de Danças Silvana Marques. A animação será por conta da banda Zona Blue, com participação dos DJs Lady Lala e Dids. Os ingressos serão vendidos a R$ 10, na Funalfa.

Já a cerimônia de encerramento e premiação da Mostra Competitiva do 5º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora será no CCBM, às 19h, do dia 11 de setembro.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa, pelo telefone 3690-7044.

30/4/2024 - SESMAUR
PJF interdita estabelecimento que descumpria regras de funcionamento
30/4/2024 - SE
E. M. Santa Cecília promove projeto “Família e Escola Juntos” com ações lúdicas e informativas