

A Prefeitura de Juiz de Fora avança em uma agenda estratégica para consolidar o município como polo de inovação e referência na produção rural de Minas Gerais. Nesta quinta-feira, 12, a secretária de Desenvolvimento Agrário, Valdeane Cerqueira, reuniu-se, em Belo Horizonte, com o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais, Otávio Martins Maia, e com o gerente regional de Juiz de Fora, Hildebrando Campos.
De acordo com o presidente da Emater-MG, a modernização da produção local, com foco especial na horticultura, será impulsionada pela prospecção e adoção de tecnologias da China, referência global em maquinários e eficiência produtiva. A iniciativa tem como objetivo otimizar processos e fortalecer o desenvolvimento dos produtores em todo o estado.
Para garantir a continuidade e a renovação do setor, Juiz de Fora será contemplada com vagas do programa Futuro no Campo. A iniciativa é voltada à sucessão familiar e oferece capacitações em gestão, cooperativismo, comercialização e inclusão digital, assegurando que as novas gerações tenham acesso à tecnologia, ao conhecimento e à motivação necessários para dar continuidade às atividades no meio rural.
Como parte do calendário de fomento para o segundo semestre de 2026, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário realizará a segunda edição do Encontro de Produtores da Horticultura. Para o evento, a Emater-MG confirmou parceria e levará a participação direta de grandes empresas de insumos e maquinários agrícolas, possibilitando que os produtores locais tenham acesso às principais novidades do mercado.
A secretária de Desenvolvimento Agrário, Valdeane Cerqueira, destaca que as políticas públicas buscam transformar o legado de cooperação com a Emater-MG em resultados concretos. “Nossa meta é modernizar a produção e oferecer apoio direto ao produtor, garantindo que Juiz de Fora seja referência no desenvolvimento agrário regional, por meio da inovação e do protagonismo dos jovens”, afirmou.
Durante a reunião, também foi reafirmada a importância de Juiz de Fora na consolidação da produção agroecológica em Minas Gerais. Por meio de oficinas técnicas e dias de campo promovidos pela Emater-MG e pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário, os produtores têm acesso a novas formas de cultivo de alimentos mais saudáveis, sem o uso de agrotóxicos, com agregação de valor à produção.