8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis
Prefeitura de Juiz de Fora firma termo de cooperação técnica com Instituto Economia Criativa Brasil–China
A Prefeitura de Juiz de Fora firmou, na tarde desta quarta-feira, 11, um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Economia Criativa Brasil–China (IECBC), fortalecendo a estratégia de internacionalização do município e ampliando as possibilidades de cooperação institucional, econômica, tecnológica, cultural e educacional com a China.
A articulação do acordo foi realizada pela Câmara Intersecretarial de Relações Internacionais da Prefeitura de Juiz de Fora (CONEXIS-PJF), coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (SEDIC). A cerimônia de assinatura contou com a presença de todos os secretários municipais, reforçando o caráter transversal da iniciativa. Representando o Instituto Economia Criativa Brasil–China, participaram do ato a presidente, Cláudia de Souza Machado Jannuzzi, e o diretor financeiro, Paulo Alves Nascimento Junior.
O termo foi assinado pela prefeita Margarida Salomão. “Nesse momento, formalizamos a nossa disposição de cooperação. Sugiro realizarmos um seminário para que as opções sejam de fato detalhadas e nós possamos pleitear com competência. Quando nos encontramos no Rio e conversamos, fiquei muito entusiasmada com as possibilidades de intercâmbio de projetos que a China tem de financiar, por exemplo, pessoas na universidade para programas de pós-graduação. É um exemplo que nos interessa muito”, destacou a prefeita.
O acordo estabelece uma cooperação técnica, institucional, estratégica e não onerosa, com foco no fortalecimento das relações internacionais de Juiz de Fora, especialmente por meio de articulações com a China. Entre as ações previstas estão a realização de fóruns, seminários e agendas técnicas, organização de visitas institucionais e delegações, estruturação de missões governamentais e empresariais, participação em feiras e eventos internacionais, além do intercâmbio de informações técnicas e estudos.
“O termo tem foco no desenvolvimento das relações sino-brasileira, nas oportunidades de efetivação de parcerias de projetos, de instituições de seminários sino-brasileiros nos diversos segmentos que são alcançados tanto pela Prefeitura quanto pelo instituto, para que a gente possa, a cada dia mais, aproximar laços e desenvolver boas práticas que alcancem a população de Juiz de Fora. No que tange ao Instituto, estamos à disposição de receber sugestões, projetos, e incentivar essa aproximação de empresas, empresários e do consulado chinês com a Prefeitura de Juiz de Fora”, afirmou a presidente do Instituto, Cláudia Jannuzzi.
Fundado em dezembro de 2023, o Instituto Economia Criativa Brasil–China tem como missão fomentar a economia criativa por meio da articulação institucional, pesquisas, missões internacionais, eventos estratégicos e desenvolvimento de projetos bilaterais entre Brasil e China. O Instituto atua na integração de empresas e instituições dos dois países, promovendo intercâmbio comercial, tecnológico, cultural e educacional.
As áreas estratégicas de atuação do IECBC abrangem comércio técnico, serviços comerciais, cidades inteligentes, saúde inteligente, indústria alimentícia e pecuária, além do comércio cultural, envolvendo setores como energia, meio ambiente, tecnologia da informação, infraestrutura, biotecnologia, agronegócio, turismo, educação, audiovisual, cultura e esporte.