

Na manhã desta sexta-feira, 6, a Guarda Municipal de Juiz de Fora entrou em sala de aula para instrução voltada à proteção da mulher. A teoria ofereceu revisão das principais legislações relativas ao tema, com a finalidade de reforçar a atuação das equipes em atendimento às mulheres durante as festas de Carnaval, em especial em situações de importunação sexual. A capacitação foi ministrada pela Secretaria Especial de Mulheres da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e faz parte da campanha “Carnaval Sem Assédio” .
O Carnaval é um período em que a exposição a situações de risco é ampliada, quando aumentam os registros de importunação sexual, ameaças, agressões físicas e psicológicas. A participação da Guarda Municipal é essencial para a proteção, o amparo e o encaminhamento das questões de gênero. Desde a última semana, a corporação está presente nas concentrações e deslocamentos dos principais blocos do pré-carnaval de Juiz de Fora. A mulher que precisar pode procurar a equipe que prestará o apoio e fará os devidos encaminhamentos, resguardando a privacidade, a discrição e os direitos da vítima.
Para garantir suporte às foliãs, a Casa da Mulher terá um Plantão Especial entre os dias 30 de janeiro e 17 de fevereiro, com horário de atendimento ampliado: das 8h às 20h, de segunda à sexta-feira, e das 13h às 19h, durante os finais de semana e feriados. O serviço oferecerá acolhimento, orientação e encaminhamentos imediatos para mulheres em situação de violência doméstica ou sexual. A Casa da Mulher funciona na Avenida Garibaldi Campinhos, 169, no bairro Vitorino Braga, e atende pelo telefone (32) 3690-7292.