

A Guarda Municipal está passando por treinamento para atualização do sistema de registros digitais de suas ações. Trata-se da utilização de aplicativo específico do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), integrado aos aparelhos celulares, facilitando a confecção de relatórios a serem entregues a cada turno de serviço. A capacitação se dá em razão da modernização do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), já adotado pela corporação. A versão Sinesp+ incorpora novas possibilidades como a inclusão de imagens aos registros encaminhados.
Toda a navegação no Sinesp+ é intuitiva. As equipes recebem uma demanda a partir do despacho do Centro de Monitoramento e Operações (CMO) da Guarda Municipal, contendo as informações gerais para o atendimento. No próprio aplicativo é possível traçar a melhor rota para o destino. Todos os membros da equipe têm acesso à área de preenchimento de dados da ação, de modo que a confecção de documentos é compartilhada. A atuação tem coordenação e acompanhamento em tempo real feito pela Central.
O Sinesp+ é um aplicativo oficial de uso exclusivo das forças policiais do Brasil. Somente profissionais de segurança, habilitados pelo sistema nacional, têm acesso à ferramenta. Todas as ações realizadas dentro do aplicativo são acompanhadas pelo órgão federal, sendo auditadas e incluídas nos dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp-CAD), do Ministério da Justiça.
Essa ação da Prefeitura integra o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 (#ODS16) - Paz, Justição e Instituições Eficazes e 17 (#ODS17) - Parcerias e Meios de Implementação.