4. Educação de Qualidade 7. Energia Limpa e Acessível
Em clima de Carnaval, o Caminhando pela História promove visita à Escola de Samba Real Grandeza neste sábado, 7
Em clima de Carnaval e no ritmo dos blocos que animam a cidade, a população terá a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento de uma escola de samba. A Secretaria de Turismo da Prefeitura de Juiz de Fora realiza, neste sábado, 7, uma edição especial de Carnaval do projeto Caminhando pela História, com visita guiada gratuita à quadra da Escola de Samba Real Grandeza, uma das mais tradicionais e vitoriosas do município.
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pela plataforma Sympla, por meio do link. O encontro será às 14h30, na entrada da quadra, localizada na Avenida Brasil, 1.220, esquina com a Rua Carlos Otto, no bairro Costa Carvalho, próximo à Regional Leste.
A visita irá apresentar aos participantes a história da escola, suas participações nos carnavais de Juiz de Fora e uma amostra do que será o desfile deste ano na passarela do samba. O roteiro temático terá duração aproximada de uma hora e meia e inclui apresentação da bateria, do mestre-sala e da porta-bandeira, além da exposição de algumas fantasias que estarão no desfile oficial na Avenida Francisco Bernardino.
Durante a atividade, o público conhecerá o contexto histórico da Real Grandeza, que reúne sambas antológicos, enredos marcantes e personalidades de destaque no cenário musical, carnavalesco e artístico. Também será apresentado o samba-enredo que será cantado no desfile deste ano.
Fundada em 1974, a Real Grandeza é detentora de 11 títulos do Carnaval de Juiz de Fora. A escola conquistou seu primeiro título em 1979, no grupo de acesso, e o primeiro campeonato no grupo A em 1981. Foi bicampeã em 2022 e 2023 e vice-campeã em 2024. Ao longo de sua trajetória, apresentou enredos memoráveis, como “O Circo”, em 1974, e “Flicts”, em 1980, baseado na obra de Ziraldo, que acompanhou o desfile na Avenida Rio Branco. A agremiação também já homenageou figuras como o ex-presidente da República Itamar Franco, em 2002, consolidando-se como um dos pilares da cultura carnavalesca da cidade.
O projeto Caminhando pela História tem como objetivo valorizar os atrativos culturais, históricos e turísticos de Juiz de Fora, fomentando o turismo local e a formação de público por meio de visitas mediadas e ações educativas.
A ação integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4, Educação de Qualidade, e 11, Cidades e Comunidades Sustentáveis.