

O Restaurante Popular do Centro recebeu, na quarta-feira, 10, a psicóloga Luciana Krempser, do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DDST) da Secretaria de Saúde (SS), para uma conversa com os funcionários sobre HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A iniciativa integrou as ações do Dezembro Vermelho, campanha nacional de conscientização e prevenção.
Durante o encontro, os funcionários puderam conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo CTA. A psicóloga destacou que o serviço não se limita às testagens, mas também promove ações de educação e conscientização por meio de palestras e reuniões. Luciana apresentou as principais ISTs e explicou a substituição do termo DST por IST, reforçando uma abordagem mais atual e acolhedora sobre saúde sexual.
A profissional também enfatizou a importância da divulgação dos medicamentos utilizados na PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e na PEP (Profilaxia Pós-Exposição), que podem impedir a infecção pelo HIV quando usados corretamente. Além disso, foram distribuídos preservativos e explicada a forma de uso, reforçando medidas essenciais de prevenção.
Para a gerente do Departamento de Equipamentos de Alimentação Popular da Secretaria de Assistência Social, Fabiana Santos, participar da campanha é fundamental: “Ao aderir às ações do Dezembro Vermelho, somamos divulgação e conscientização sobre o HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), pois sabemos da importância do tema. Estas são doenças que têm tratamento e as pessoas podem ter qualidade de vida se receberem acompanhamento e tratamento adequados. Assim, a informação salva vidas e ajuda a reduzir o preconceito.”
Para o supervisor do Restaurante Popular, Henrique Coutinho, ações como esta fortalecem o acolhimento ao público: “Destaco que, para todos nós envolvidos na rotina de atendimento do Restaurante Popular, onde temos contato com um público bastante diverso, este tipo de conscientização ajuda-nos a entender melhor sobre o tema, de forma a receber melhor a população e contribuir para a redução do preconceito que ainda existe em relação a essas infecções.”
A ação reforça o compromisso da Secretaria de Assistência Social com a promoção da saúde, da prevenção e do acesso à informação.