

Nos dias 28 de novembro e 5 de dezembro, a Secretaria de Assistência Social (SAS) realizou a capacitação “Direitos da Pessoa Idosa e Acolhida nos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios do SUAS”, em parceria com a Supervisão de Educação Permanente da SAS e o Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH). Ao todo, cem profissionais participaram da atividade.
Voltada aos trabalhadores de nível médio da Rede SUAS, além de conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e dos Conselhos Regionais de Assistência Social (CRESS-MG), a formação teve como objetivo fortalecer o atendimento qualificado à população idosa no âmbito da política de assistência social.
O evento contou com duas exposições centrais, conduzidas por Kellyane de Paula, mestranda e graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e Jackeline Faustino do Nascimento Santos, coordenadora-geral de Inclusão Social da Câmara Municipal de Juiz de Fora. As palestras abordaram o envelhecimento como expressão da questão social, os direitos da pessoa idosa e as diretrizes de atendimento no SUAS.
De acordo com Sabrina Rodrigues, supervisora de Educação Permanente do SUAS e Avaliação de Indicadores Sociais da SAS, a capacitação integra o cronograma de ações 2025 do Plano Municipal de Educação Permanente e reforça o compromisso da secretaria com a valorização e qualificação contínua dos profissionais. “O enfoque central das reflexões destacou a importância de reconhecer a pessoa idosa como sujeito de direitos nos atendimentos e acompanhamentos realizados”, afirma. “No campo do controle social, o destaque foi o fortalecimento do debate intersetorial na construção de políticas públicas destinadas à pessoa idosa”, complementa.