

Mais de 60 pessoas atendidas pela política de Assistência Social participaram nesta quarta-feira, 3, de um mutirão de empregos realizado no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). A iniciativa possibilitou a entrega de currículos e o contato direto com representantes de recursos humanos de empresas locais, que ofertaram vagas imediatas e realizaram cadastros em bancos de talentos. Participaram da ação as empresas ABC da Construção, Pousada Aconchego de Minas, Victory Suites e LJ Consultoria. O Centro de Referência de Assistência Social da Rede de Proteção (CRAS Centro) também esteve presente, oferecendo apoio na elaboração e atualização dos currículos.
Entre os participantes, Mitchel Machado Barbosa foi um dos primeiros a chegar ao local. Com várias cópias do currículo em mãos, ele buscava oportunidades como garçom, ajudante de cozinha ou cozinheiro. Já no primeiro atendimento, recebeu encaminhamento para período de experiência na Pousada Aconchego de Minas, com início imediato. Segundo ele, a chance representa motivação e esperança de um novo começo.
A proprietária da pousada, Ana Marta Martoni, avaliou positivamente a participação e ressaltou a importância da iniciativa para ampliar o acesso ao emprego. Para ela, a organização e o acolhimento do mutirão fortalecem a confiança tanto de quem busca quanto de quem oferece oportunidades.
Realizado pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (SEDIC), o mutirão integra o programa “GerAÇÃO JF: Emprego, Renda e Negócios”, que tem como objetivo ampliar o acesso ao mercado de trabalho e fortalecer a autonomia das famílias atendidas pela política pública.
O supervisor de Promoção e Acesso ao Mundo do Trabalho da Assistência Social, Chrystian Chaves, destacou que o mutirão representa mais que a oferta de vagas, ao promover dignidade, autoestima e esperança. Ele lembrou que a iniciativa cria pontes entre pessoas em situação de vulnerabilidade e empresas dispostas a ofertar oportunidades, fortalecendo a função protetiva da política de Assistência Social.
A gerente do Departamento de Emprego, Renda e Informações Estratégicas da SEDIC, Vanessa Verdeiro, afirmou que, em 2026, o programa seguirá ampliando ações que aproximem empresas e candidatos. Ela destacou que, em 2025, foram promovidos mutirões nos territórios da cidade e edições específicas para diferentes públicos, como jovens em busca do primeiro emprego e pessoas atendidas pela Assistência Social. A previsão para o próximo ano é intensificar o diálogo com o setor produtivo e garantir que as oportunidades cheguem a quem mais precisa, favorecendo a geração de emprego, renda e o desenvolvimento da cidade.