Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 27/11/2025 - 09:32



Sarah Munck lança “Esquecemos os nomes dos pássaros” pelo Edital Murilão



Portal de Notícias PJF | Sarah Munck lança “Esquecemos os nomes dos pássaros” pelo Edital Murilão | FUNALFA - 27/11/2025

Na próxima sexta-feira (28), às 18h30, a poeta Sarah Munck, professora doutora do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), campus Santos Dumont, lança no Forum da Cultura o livro “Esquecemos os nomes dos pássaros”. A obra foi viabilizada pelo Edital Murilão, do Programa Cultural Murilo Mendes, da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), em parceria com a Provérbio Editora, de Juiz de Fora.

No livro, Sarah constrói uma narrativa poética marcada pelas dores coletivas e pelas resistências íntimas, colocando a linguagem a serviço da memória e da denúncia. O texto da quarta capa é assinado pela escritora Mírian Freitas, enquanto o posfácio é de autoria da escritora Gisela Maria Bester. O lançamento, gratuito e aberto ao público, contará com sessão de autógrafos e uma roda de conversa da autora com as escritoras Míriam Freitas e Marcela Hallack.

Com escrita que transita entre o lírico e o político, a autora tece versos que resgatam experiências historicamente silenciadas. A obra é atravessada por vozes femininas, memórias de guerra, violências cotidianas e a urgência de lembrar. “Busquei construir um tecido de imagens que se expandem entre o íntimo e o político, revelando as marcas da violência, da guerra e da desigualdade social”, afirma Sarah.

A estrutura do livro é organizada em seções temáticas, como “enxoval”, “extermínio” e “angelus novus”, compondo um mosaico de poemas que dialogam entre si. Um dos fios que costuram a obra é a figura de “Kitty”, do diário imaginário de Anne Frank, que reaparece em cartas ao longo do livro. “Ao dirigir-me a ela em alguns poemas, busquei recriar esse gesto de Anne: o de escrever para alguém que escuta, mesmo em meio ao silêncio e à guerra”, explica a poeta.

Além de Anne Frank, a autora também dialoga com Walter Benjamin, Heba Abu Nada, Federico García Lorca, Maria Teresa León e outras referências literárias e filosóficas. Essas vozes ampliam o alcance da obra, que busca “interceptar e realocar a palavra como abrigo para as memórias feridas”. Sarah ressalta: “Acredito que a poesia pode preservar o humano em meio à perversidade. Por isso, minha escrita busca unir crítica e lirismo, política e afeto, denúncia e consolo”.

A autora destaca que o processo de escrita foi intenso e imersivo. “Foram meses de mergulho e vigília, em que a palavra se tornou refúgio e denúncia, gesto de empatia e de reconstrução. Escrever não é apenas um ato estético, mas também ético”, reflete.

“Esquecemos os nomes dos pássaros” se apresenta como um manifesto poético e ético, que transforma a experiência da violência em palavra viva, denuncia a indiferença e reafirma a potência da arte como forma de sobrevivência e recomeço.

Livro acessível

Como determina o Edital Murilão, a obra também foi produzida com recursos de acessibilidade. Por meio de QR code localizado na capa, o leitor terá acesso a uma pasta digital com audiodescrição da capa, vídeos com voz e interpretação em Libras de todos os poemas. A declamação foi realizada pela própria autora e a interpretação em Libras, por uma profissional da área.




 IMPRIMIR 
2/4/2026 - SMU
Prefeitura realiza melhorias nos itinerários de linhas de ônibus após vistorias nesta quarta-feira, 1
2/4/2026 - PREFEITURA
PAC São Pedro, Democrata e Mariano: equipes iniciam vistorias em imóveis no Mariano Procópio iniciam nesta sexta, 3
1/4/2026 - PREFEITA
Prefeita assina contrato para segunda fase da obra de macrodrenagem do Córrego São Pedro, que beneficiará os bairros Democrata e Mariano Procópio
1/4/2026 - SRH
PJF informa como será o funcionamento dos serviços públicos durante a Semana Santa
1/4/2026 - SMU
Passe Livre Estudantil: Prefeitura inicia nesta quarta-feira, 1º, a distribuição de cartões para mais estudantes cadastrados
1/4/2026 - SO
PJF oferece Curso de Estabilização de Taludes para profissionais e estudantes
1/4/2026 - SEL
PJF abre inscrições para natação nos 31º Jogos Intercolegiais
1/4/2026 - SEDIC
Vagou JF tem 38 novas oportunidades nesta quarta-feira
1/4/2026 - FUNALFA
Prefeitura lamenta falecimento de Toninho Dutra, ex-superintendente da Funalfa
1/4/2026 - SEDUPP
Em função do feriado nacional, feiras livres não funcionarão nesta sexta-feira, 3
1/4/2026 - DEMLURB
Em função do feriado, Demlurb não fará coleta de lixo nesta sexta-feira, 3
31/3/2026 - SDA
Projeto “Aliança Social pela Agroecologia” encerra ciclo de seis meses transformando a agricultura familiar em Juiz de Fora e região
31/3/2026 - SMU
Acesso ao Graminha: Avenida Joaquim Vicente Guedes é liberada, e ônibus voltam a realizar o trajeto habitual
31/3/2026 - SEDUPP
Fiscalização interdita cautelarmente marquise de cinema na Avenida Francisco Bernardino
31/3/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para pedreiro e outras oportunidades de emprego
31/3/2026 - PREFEITURA
Prefeitura de Juiz de Fora lança WhatsApp para tirar dúvidas da população sobre auxílios pós-chuvas
31/3/2026 - SE
Revista “Cadernos para o Professor” abre prazo para envio dos trabalhos até 15 de maio
31/3/2026 - SEDUPP
Prefeitura reavalia feiras livres noturnas de Santa Terezinha e Vila Ideal após período experimental
30/3/2026 - SEDIC
Ministério atende solicitação da Prefeitura e zera imposto de importação para máquinas têxteis sem similar nacional
30/3/2026 - FUNALFA
Funalfa apresenta resultados de inventário participativo do patrimônio cultural à comunidade de Humaitá
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora