

Nesta terça-feira, 18, primeiro dia do 5º Fórum de Gestão de Turismo de Negócios e Eventos (Gestur), a palestra de abertura do I Encontro Regional de Gestores Públicos do Turismo de Juiz de Fora e Zona da Mata foi ministrada pelos secretários Cidinha Louzada, de Planejamento Urbano com Participação Popular, e Eduardo Crochet, de Turismo. O tema apresentado foi “Planejamento Urbano e Turismo: Caminhos para Cidades Resilientes e Acolhedoras”. Nesta quarta-feira, 19, a prefeita Margarida Salomão fará uma palestra no segundo dia do evento.
A secretária Cidinha Louzada ressaltou que o envolvimento da comunidade é fundamental para a efetividade das políticas públicas. Ela citou o projeto Colorindo o Habitar, iniciado em 2021 no bairro Esplanada, onde havia elevado índice de criminalidade. A partir de ações intersetoriais da Prefeitura, coordenadas pelo Projeto Boniteza, houve forte mobilização dos moradores, que inicialmente reivindicavam mais infraestrutura. “Não imaginávamos que o processo chegaria também no turismo. O bairro foi todo revitalizado com a participação popular; o escadão foi refeito, a água chegou ao local, como também o espaço multiuso, que é um centro de convivência, onde há aulas de balé, capoeira, música e outras atividades. As casas foram pintadas de cores vivas pelos próprios moradores e, hoje, o local, que tem uma vista privilegiada, recebe turistas que podem contemplar toda a beleza num deck”, afirmou.
Cidinha reforçou que envolver crianças e jovens foi essencial para fortalecer o sentimento de pertencimento e orgulho da comunidade. O projeto do bairro Esplanada foi apresentado pela Prefeitura à Organização das Nações Unidas (ONU), em um encontro com representantes de 94 países. No Gestur, a secretária levou três moradores para relatar suas experiências. Marciléia Rodrigues contou que o engajamento comunitário, aliado ao apoio do poder público, eliminou a violência no bairro. Seu irmão Marley Rodrigues destacou as ações com jovens por meio da música. A jovem chilena Milaray Rayen Pereira, de 12 anos, emocionou o público ao narrar como a transformação do bairro coincidiu com um momento difícil de sua vida, quando sua mãe, Mariana, perdeu sua guarda. No Brasil há três anos, Milaray cursa o 7º ano do ensino fundamental e participa de atividades de balé e capoeira. “Eu sou muito feliz onde moro porque fui muito bem acolhida por todos e isso mudou a minha vida”, concluiu, recebendo aplausos dos presentes.
O secretário de Turismo, Eduardo Crochet, destacou o potencial do setor e seu impacto no desenvolvimento econômico e social. Segundo ele, o turismo corresponde a 10,6% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e, no Brasil, representa 6,7% do PIB. Crochet ressaltou que os viajantes buscam, cada vez mais, experiências sustentáveis e integradas às comunidades locais. Ele mencionou a viagem da prefeita Margarida Salomão à China, apontando possibilidades de cooperação e projetos conjuntos para o desenvolvimento turístico de Juiz de Fora e região. Também enfatizou que Minas Gerais é, atualmente, o 26º melhor destino de viagens no mundo. “Temos de trabalhar com base no território, que é uma forma de se ter um turismo sustentável e, para isso, é necessário que se tenha políticas públicas para as pessoas que vão receber os turistas”, explicou.