

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Leste Vitorino Braga, em parceria com a equipe do Programa Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa), vinculado ao governo estadual, e com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Nossa Senhora Aparecida, promoveu na segunda-feira, 17, a oficina “Masculinidades, Violências e Saúde Integral do Homem”, com estudantes do ensino médio da Escola Estadual Cândido Motta Filho.
Durante a atividade, a equipe do Ceapa, composta pelas analistas Beatriz Araujo e Naiara Britto, abordou temas relacionados às masculinidades e às diversas formas de violência, com ênfase na violência contra a mulher. As profissionais estimularam uma reflexão sobre as condições estruturais que reproduzem a cultura machista e violenta.
O gerente da UBS Nossa Senhora Aparecida, Alexsandro da Silva, apresentou o tema da saúde integral do homem, relacionando a cultura machista à auto-negligência diante de agravos em saúde — como infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) — e ao elevado índice de mortes por causas externas entre homens.
A equipe do Cras destacou suas atribuições de garantir o acesso à informação e a direitos, fortalecer vínculos familiares e comunitários e promover ações preventivas de violações de direitos e situações de violência.
A oficina integrou a programação do Novembro Azul, campanha voltada à promoção da saúde do homem, e teve como objetivos prevenir a violência de gênero e a violência entre pares, além de sensibilizar adolescentes sobre o autocuidado e o cuidado com o outro. A iniciativa reforça o compromisso intersetorial das instituições envolvidas com a promoção da saúde, da equidade e da convivência comunitária, ampliando o diálogo e a prevenção às violências no território.