Juiz de Fora foi reconhecida internacionalmente pelas políticas climáticas desenvolvidas de forma intersetorial pela administração municipal. Representada pela prefeita Margarida Salomão, a cidade foi vencedora na categoria “Transição Energética e Edificações Inteligentes” do prêmio Local Leaders Awards 2025, concedido nesta terça-feira, 4, pela Bloomberg Philanthropies durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, realizado no Rio de Janeiro.
“Esse é um reconhecimento mundial. Estamos entre as principais cidades brasileiras e do mundo — como Pequim e Oslo — que são referência pelo compromisso com a sustentabilidade. É um motivo de orgulho para Juiz de Fora”, destacou a prefeita Margarida Salomão.
A premiação reconhece políticas, projetos e programas conduzidos por governos locais que se destacaram na implementação de ações eficazes de enfrentamento às mudanças climáticas nos últimos três anos. Realizado em parceria com a C40 Cities, o prêmio reforça o papel fundamental de prefeitos e lideranças locais na aceleração do progresso climático global rumo à COP30.
O reconhecimento recebido por Juiz de Fora é resultado das iniciativas realizadas no âmbito da Política Municipal de Neutralidade Climática, que integra ações transversais, tecnológicas e de eficiência energética. Entre as principais medidas estão a substituição da iluminação pública por lâmpadas LED, a implantação de usina fotovoltaica, o aproveitamento de resíduos orgânicos para produção de biocombustível e a implementação de estratégias integradas de redução de emissões e otimização do consumo energético.
Foto: Frente Nacional de Prefeitos
#acaoclimatica