

Cerca de 100 crianças do Serviço de Acolhimento Institucional e Familiar da Secretaria de Assistência Social (SAS) participaram de diversas atividades em celebração ao Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. A programação especial incluiu registros fotográficos, festas, passeios e ações organizadas pelas próprias unidades, com o objetivo de celebrar a data de forma afetiva e significativa.
As comemorações tiveram início com uma ação do projeto “Criando Memórias”, na qual a fotógrafa Daniela Oliveira, do Estúdio Miraagen, levou voluntariamente seu estúdio fotográfico para as casas de acolhimento. As crianças foram fotografadas e as imagens irão compor álbuns que serão encaminhados às casas onde cada criança está acolhida. “A proposta é criar lembranças, semear afeto e reafirmar que cada criança merece ser lembrada, valorizada e celebrada em todas as fases da vida”, ressaltou Daniela. As imagens serão das crianças e poderão ser levadas por elas após o desligamento do Serviço de Acolhimento.
No dia 6 de outubro, os acolhidos participaram de uma festa a convite da casa de festas Momento Mágico, no bairro Manoel Honório. O evento contou com bufê variado, com salgadinhos, bolo e diversas brincadeiras com recreadores, além de jogos e brinquedos. As atividades proporcionaram momentos de alegria e descontração para meninos e meninas.
Além disso, entre os dias 13 e 17 de outubro, as unidades de acolhimento promoveram uma programação especial, com passeios ao Jardim Botânico da UFJF, Parque da Lajinha e Museu Mariano Procópio, além de momentos de confraternização, como a “tarde do açaí”, lanches especiais oferecidos por parceiros e um “dia de beleza”.
Para a secretária de Assistência Social, Malu Salim, não há forma melhor de celebrar o Dia das Crianças do que com alegria, leveza e muita diversão — promovendo um ambiente de celebração e garantindo o direito de sonhar com um futuro melhor. Ela ressalta ainda que essas ações fortalecem os vínculos afetivos entre as crianças, os adolescentes acolhidos e os educadores, reafirmando o direito à convivência familiar e comunitária. “A SAS reafirma seu compromisso com a promoção e a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, desenvolvendo diariamente ações que contribuem para a efetivação desses direitos — em um ambiente onde a infância e a adolescência sejam, acima de tudo, protegidas”, destacou.