Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SEDUPP
JUIZ DE FORA - 16/10/2025 - 12:08



Prefeitura de Juiz de Fora apresenta projeto piloto “Colorindo o Habitar” no Circuito Urbano 2025, do ONU-Habitat



Portal de Notícias PJF | Prefeitura de Juiz de Fora apresenta projeto piloto “Colorindo o Habitar” no Circuito Urbano 2025, do ONU-Habitat | SEDUPP - 16/10/2025

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (SEDUPP), apresentou o projeto piloto “Colorindo o Habitar” durante o Circuito Urbano 2025, iniciativa do ONU-Habitat Brasil que reúne ações em todo o país voltadas para a construção de cidades mais justas, inclusivas e sustentáveis. A apresentação foi realizada pela secretária da pasta, Cidinha Louzada, e pela equipe técnica responsável pelo projeto, com a presença de lideranças e moradores do bairro Esplanada.

Idealizado em 2021 dentro do Programa Boniteza, o Colorindo o Habitar nasceu com o objetivo de criar uma metodologia modelo, capaz de ser aplicada e adaptada em outros territórios da cidade. O projeto foi concebido de forma participativa, com a comunidade envolvida em todas as etapas — da definição dos espaços prioritários à identidade visual do território.

O bairro Esplanada foi escolhido pelo seu forte caráter simbólico e comunitário. Além de ser uma área de passagem, reúne uma população com histórico de mobilização social e forte sentimento de pertencimento. A proposta inclui a pintura do maior macro-mural do Brasil, painéis artísticos que retratam a identidade da comunidade e a revitalização completa do escadão, principal via de acesso para cerca de 85% das residências. Cada viela recebeu um nome escolhido pelos próprios moradores, reforçando o protagonismo popular no processo de transformação urbana.

Moradores destacaram o orgulho de participar ativamente do projeto. “A gente viu tudo nascer daqui mesmo, da conversa com o povo. Cada cor, cada nome, cada detalhe foi pensado junto. É bonito ver o bairro ser olhado com tanto carinho e respeito”, afirmou Marcileia Rodrigues, liderança comunitária. Outro morador, Marley Rodrigues, transformou a experiência em música, criando o samba “Tá Pintando uma Nova Favela” durante as obras.

A urbanista e coordenadora do projeto, Julia Daibert, apresentou a metodologia técnica baseada em dados e escuta ativa. Para Cidinha Louzada, o projeto representa um novo olhar sobre a cidade. “O ‘Colorindo o Habitar’ é fruto de um processo que une técnica, afeto e participação. Ele nasceu da força da comunidade, do olhar sensível da prefeita Margarida e da vontade de fazer uma cidade que acolhe e valoriza seus moradores. É um modelo que queremos levar para outros territórios”, destacou.

O Circuito Urbano, promovido anualmente pela ONU-Habitat desde 2018, celebra o Outubro Urbano e busca articular governos locais, organizações e sociedade civil em torno da construção de cidades mais sustentáveis. Em 2025, a iniciativa conta com o apoio do Ministério das Cidades, ampliando a rede de cooperação em todo o país.




 IMPRIMIR 
28/9/2026 - CESAMA
Coral Cesama percorre a história, ritmos e sentimentos, reunindo atuais e antigos integrantes para celebrar 35 anos de vida
28/9/2026 - SS
Prefeitura intensifica ações de controle do Aedes aegypti em 23 bairros nesta semana
28/9/2026 - SEDH
Fala Aê Juventude promove diálogo sobre acesso à universidade pública e papel da educação
28/9/2026 - SMU
Passe Livre Estudantil: Mais de 450 novos estudantes da rede pública passam a ter a gratuidade garantida
28/9/2026 - PREFEITA
Prefeita assina contrato com a empresa responsável pela realização das obras de contenção do Morro do Cristo
28/9/2026 - SEDIC
Vagou JF tem novas vagas de estágios em Contabilidade e Pedagogia e outras oportunidades de emprego
28/9/2026 - SDA
Com três circuitos rurais, PJF lança projeto "Caminhos da Produção" para impulsionar o turismo rural
25/9/2026 - SEDUPP
PJF e ONU-Habitat promovem as Oficinas de Desenho de Espaços Públicos
25/9/2026 - CESAMA
Cesama realiza interligação de nova rede em rua no bairro Nossa Senhora Aparecida, nesta terça-feira, 29
25/9/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
“Histórias Noturnas” - Museu Mariano Procópio promove nova edição de visitas noturnas à Villa Ferreira Lage
25/9/2026 - SMU
Corrida dos Supermercados BH altera trânsito na Zona Norte neste domingo, 27
25/9/2026 - FUNALFA
Tela Brasileira exibe documentário sobre a Operação Condor na programação do Simpósio 80+1
25/9/2026 - SF
Juiz de Fora lidera sustentabilidade fiscal entre os maiores municípios de Minas Gerais
25/9/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Mapro promove palestra sobre atuação do turismólogo em museus
25/9/2026 - SEDIC
Vagou JF tem novas vagas para corretor de imóveis e outras oportunidades de emprego.
24/9/2026 - EMCASA
Obras no Bairro Industrial são acompanhadas de oficinas de conscientização ambiental para crianças
24/9/2026 - FUNALFA
“O Rei Leão” - espetáculo reúne teatro, canto e dança em Juiz de Fora
24/9/2026 - SEDIC
Vagou JF tem nova vaga para motorista de caminhão e muitas outras oportunidades de emprego nesta semana.
24/9/2026 - CESAMA
Cesama realiza reparo emergencial em vazamento em rua do bairro São Pedro, nesta quinta-feira, 24
23/9/2026 - FUNALFA
Documentário sobre tradição e fé em Sarandira ganha lançamento inédito no próprio distrito
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora