Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SAS
JUIZ DE FORA - 15/10/2025 - 14:54



Oficina aborda lógicas de reconhecimento nas redes sociais e incentiva protagonismo de mulheres artesãs no bairro Grama



Portal de Notícias PJF | Oficina aborda lógicas de reconhecimento nas redes sociais e incentiva protagonismo de mulheres artesãs no bairro Grama | SAS - 15/10/2025

Na terça-feira, 14, a Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu mais uma oficina do ciclo “Mundo do Trabalho”, com o tema “Lógicas de reconhecimento nas redes sociais”. A atividade é realizada por meio da Supervisão de Promoção e Acesso ao Mundo do Trabalho, em parceria com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (Proex/UFJF).

Durante o encontro, as participantes discutiram como o valor agregado a um produto pode estar relacionado à percepção subjetiva de cada pessoa, envolvendo sentimentos e satisfação individual. A oficina também abordou o uso das redes sociais como ferramenta de divulgação e fortalecimento de iniciativas coletivas, proporcionando um espaço para a troca de experiências entre os presentes.

Entre as participantes estava o coletivo Atitude, formado por mulheres artesãs idosas que produzem peças de artesanato, como bolsas, panos de prato, colchas de retalho, tapetes, chaveiros e jogos americanos. O grupo participa das oficinas com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos e buscar formas de comercializar seus produtos.

Para a participante Maria Madalena Gabriel, a experiência tem sido enriquecedora. “Está trazendo um grande conhecimento para nós, está sendo muito bom. Ensinaram como mexer no celular, bater foto, tudo. Está sendo muito boa”, contou. Já a participante Gilda Freitas destacou o impacto positivo das atividades. “Estou gostando muito da oficina. A partir dela, fomos convidadas a participar do Fórum de Economia Solidária, e isso está nos ajudando muito, sendo muito educativo.” Segundo a supervisora do Cras Nordeste Grama, Lenita Barros, é gratificante observar os resultados das ações. “As oficinas têm proporcionado momentos de aprendizado, troca de experiências e reflexão sobre o papel da mulher na geração de renda e na construção de sua autonomia”, destaca. 

Gratuita e voltada para usuários da Assistência Social e seus familiares, a ação integra um ciclo de quatro oficinas presenciais realizadas mensalmente, com foco na introdução ao mundo do trabalho, autogestão e economia solidária. Além do Cras Nordeste Grama, as atividades também ocorrem no Cras Sudeste Olavo Costa e no Cras Leste Linhares.

O próximo encontro será realizado em novembro, com o tema “Gestão e trabalho – quanto custa o tempo de produção?”.


 



 IMPRIMIR 
5/2/2026 - SDA
PJF lança edital do Programa de Aquisição de Alimentos para adquirir 30 toneladas de alimentos da agricultura familiar
5/2/2026 - SESUC
Guardas passam a utilizar nova tecnologia do Governo Federal para registros operacionais
5/2/2026 - SAS
Cras Móvel leva serviços socioassistenciais ao bairro Barreira do Triunfo neste sábado, 7
5/2/2026 - SAS
Oficina de currículo fortalece ações de empregabilidade no Cras Santa Cruz
5/2/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para auxiliar administrativo e novas oportunidades de emprego
5/2/2026 - SEL
Parque Municipal abre inscrições para novas vagas em projetos esportivos nesta quarta-feira, 11
5/2/2026 - SE
SE inicia neste sábado, 7, capacitação presencial do Pacto Mineiro Pela Alfabetização
5/2/2026 - MEIO AMBIENTE
Domingo no Parque da Lajinha tem folia sustentável programada
4/2/2026 - FUNALFA
Teatro Paschoal Carlos Magno abre edital de ocupação
4/2/2026 - SE
Secretaria de Educação abre seleção de estágio em Pedagogia
4/2/2026 - SEL
Juiz de Fora entra no circuito nacional de competições de Judô
4/2/2026 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Fundação Museu Mariano Procópio abre processo seletivo para estágio
4/2/2026 - SEDIC
Vagou JF tem vaga para mecânico de manutenção e novas oportunidades de emprego
4/2/2026 - SETUR
Em clima de Carnaval, o Caminhando pela História promove visita à Escola de Samba Real Grandeza neste sábado, 7
3/2/2026 - CESAMA
Cesama realiza melhoria em estrutura de abastecimento da Cidade Alta, nesta quarta-feira, 4
3/2/2026 - SEIR
CenPre passa a oferecer visitação noturna às quartas-feiras
3/2/2026 - FUNALFA
Feira Des-Apego entra no clima do Carnaval e ocupa o Museu Ferroviário
3/2/2026 - FUNALFA
Curso de Áudios Criativos abre inscrições para formação anual em criação e produção sonora
3/2/2026 - SEDUPP
Prefeitura inaugura nova unidade do DIGA no Mercado Municipal
3/2/2026 - SF
Juiz de Fora aumenta arrecadação no IPTU 2026 e amplia margem de investimento nos serviços públicos
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2

Razão Social: Municipio de Juiz de Fora
E-mail: institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02