

Na terça-feira, 14, a Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu mais uma oficina do ciclo “Mundo do Trabalho”, com o tema “Lógicas de reconhecimento nas redes sociais”. A atividade é realizada por meio da Supervisão de Promoção e Acesso ao Mundo do Trabalho, em parceria com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (Proex/UFJF).
Durante o encontro, as participantes discutiram como o valor agregado a um produto pode estar relacionado à percepção subjetiva de cada pessoa, envolvendo sentimentos e satisfação individual. A oficina também abordou o uso das redes sociais como ferramenta de divulgação e fortalecimento de iniciativas coletivas, proporcionando um espaço para a troca de experiências entre os presentes.
Entre as participantes estava o coletivo Atitude, formado por mulheres artesãs idosas que produzem peças de artesanato, como bolsas, panos de prato, colchas de retalho, tapetes, chaveiros e jogos americanos. O grupo participa das oficinas com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos e buscar formas de comercializar seus produtos.
Para a participante Maria Madalena Gabriel, a experiência tem sido enriquecedora. “Está trazendo um grande conhecimento para nós, está sendo muito bom. Ensinaram como mexer no celular, bater foto, tudo. Está sendo muito boa”, contou. Já a participante Gilda Freitas destacou o impacto positivo das atividades. “Estou gostando muito da oficina. A partir dela, fomos convidadas a participar do Fórum de Economia Solidária, e isso está nos ajudando muito, sendo muito educativo.” Segundo a supervisora do Cras Nordeste Grama, Lenita Barros, é gratificante observar os resultados das ações. “As oficinas têm proporcionado momentos de aprendizado, troca de experiências e reflexão sobre o papel da mulher na geração de renda e na construção de sua autonomia”, destaca.
Gratuita e voltada para usuários da Assistência Social e seus familiares, a ação integra um ciclo de quatro oficinas presenciais realizadas mensalmente, com foco na introdução ao mundo do trabalho, autogestão e economia solidária. Além do Cras Nordeste Grama, as atividades também ocorrem no Cras Sudeste Olavo Costa e no Cras Leste Linhares.
O próximo encontro será realizado em novembro, com o tema “Gestão e trabalho – quanto custa o tempo de produção?”.