

Na quinta-feira, 9, representantes da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS) e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), se reuniram com profissionais de Recursos Humanos de empresas locais para a apresentação de projetos voltados à inclusão social e à promoção da cidadania.
O encontro teve como objetivo fortalecer parcerias com o setor produtivo e ampliar as oportunidades de encaminhamento de pessoas atendidas pelas políticas públicas de assistência social, contribuindo para sua inserção no mercado de trabalho e para o desenvolvimento social do município.
Participaram representantes das empresas MedQuímica, ABC da Construção, Encel Engenharia, BrasilCenter, Bahamas, LJ Consultoria, Pharmes Brasil, Bimbo do Brasil, CIEE MG, Cercred e Victory Hotéis.
A gerente do Departamento de Emprego, Renda e Informações Estratégicas da Sedic, Vanessa Verdeiro, apresentou os projetos desenvolvidos pela pasta, com destaque para o Banco de Talentos da Assistência Social, iniciativa realizada em parceria com a SAS e voltada à inclusão de usuários no mercado de trabalho.
O supervisor de Promoção e Acesso ao Mundo do Trabalho da SAS, Chrystian Chaves, detalhou os eixos de atuação da secretaria, que envolvem a capacitação do público da assistência social, o encaminhamento para vagas de emprego e o acompanhamento dos usuários nos primeiros momentos da inserção profissional. Durante a reunião, também foi apresentada uma proposta para que as empresas informem as vagas disponíveis à SAS, fortalecendo o fluxo de encaminhamentos e o diálogo entre o poder público e o setor privado.
Para Vanessa Verdeiro, o encontro foi essencial para alinhar expectativas e estreitar laços com as empresas locais. “Esse diálogo é muito importante para entendermos também o que elas precisam e como podemos apoiar esse processo de forma efetiva”, destacou.
A subsecretária de Proteção Social da SAS, Cristiane Nasser, avaliou o encontro de forma muito positiva, ressaltando a importância da parceria entre a SAS e a Sedic na promoção de ações de capacitação e inserção no mercado de trabalho. “Com isso, a gente cria um ciclo virtuoso, que estabelece um fluxo contínuo e sustentável de inclusão social por meio do trabalho — que é o nosso objetivo final”, afirmou.