Selo Prefeitura de Juiz de Fora
Portal de Notícias
NOTÍCIAS: DEFESA CIVIL
JUIZ DE FORA - 30/10/2024 - 16:06



Artigo da Defesa Civil sobre planejamento estratégico será publicado em revista científica



Portal de Notícias PJF | Artigo da Defesa Civil sobre planejamento estratégico será publicado em revista científica | DEFESA CIVIL - 30/10/2024
O planejamento estratégico da Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) é tema de artigo que será publicado na Revista de Arquitetura (Arqimed). O trabalho científico, escrito por servidores do órgão, aborda a ferramenta usada para planejar a gestão de riscos de desastres. 

O artigo “Uso da Matriz GUT como ferramenta voltada para o planejamento estratégico de ações voltadas para a gestão de risco de desastres (GRD)” foi apresentado durante o evento “Cidades + Resilientes”, promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e foi selecionado como um dos melhores. Por isso, será publicado na revista científica em 2025. 

Desde 2021, quando a Defesa Civil da PJF passou a compor a estrutura da Secretaria de Governo (SG) e foi reestruturada, as ações preventivas foram intensificadas. A Matriz GUT passou a ser utilizada, em janeiro de 2023, como ferramenta de gestão estratégica a fim de agilizar a definição de prioridades na resolução de problemas e na execução de tarefas. O nome GUT é um acrônimo que representa os três critérios utilizados para avaliar e classificar cada problema ou tarefa: Gravidade (G), Urgência (U) e Tendência (T). Ao priorizar as áreas de maior risco, a Matriz GUT permite que a Defesa Civil direcione seus esforços para ações preventivas mais eficazes, minimizando a incidência de desastres no município e consequentemente a necessidade de interdições. 

Já no primeiro ano de aplicação da Matriz GUT em Juiz de Fora, houve uma redução de 75% no volume de interdições de edificações devido a desastres. O gerente do Departamento de Gestão de Desastres da Defesa Civil, Joviano Assis, explica que esses resultados são fruto de intensa atuação preventiva, realizada com estratégia. “O uso da Matriz GUT no âmbito do trabalho da Defesa Civil visa otimizar processos e garantir maior eficiência na gestão do trabalho da pasta. Através dos dados trabalhados nessa ferramenta gerencial é possível fazer um melhor planejamento estratégico no que tange às ações preventivas”, afirma. 

As vistorias preventivas e de monitoramento tiveram aumento significativo na atual gestão e, em 2023, Juiz de Fora alcançou um recorde: o município realizou mais vistorias preventivas do que de resposta a desastres, totalizando mais de mil vistorias preventivas. Durante as vistorias de prevenção, é possível orientar a população e encaminhar ações necessárias para redução do risco, como a implantação de leiras para desvio das águas pluviais, calafetação de trincas e a instalação de lonas. Com o monitoramento das áreas de risco, a Defesa Civil também realiza encaminhamentos para as outras pastas da Prefeitura adotarem medidas de mitigação, como por exemplo  limpeza das bocas de lobo e dos córregos no município. As ações preventivas contribuem para que as equipes antecipem possíveis problemas para evitar desastres. 
 
Evento Cidades +Resilientes

O evento “2º Cidades + Resilientes: Transformações urbanas frente às questões humanas” foi promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e aconteceu de forma híbrida  entre os dias 17 e 18 de setembro de 2024. Foram abordadas as mudanças e evoluções nas áreas urbanas em resposta ou consideração às diversas questões e necessidades humanas. O artigo que será publicado na Revista de Arquitetura IMED em 2025 foi escrito pelos servidores Joviano Assis; Luis Fernando Martins; Ana Carolina Marini; Wilson Rodrigues; Nathália Minatele; e Aline Gasparoni. Além do trabalho sobre Matriz GUT, a Defesa Civil também apresentou no evento o artigo “Mapeamento de áreas de risco hidrológico em assentamento humano informal”. A única Defesa Civil a realizar apresentações no evento foi a de Juiz de Fora. 


 



 IMPRIMIR 
16/10/2026 - EMCASA
Prefeitura vacina trabalhadores das obras de drenagem e esgotamento sanitário em Juiz de Fora
16/10/2026 - FUNALFA
Funalfa publica resultado da segunda etapa de avaliação do edital PNAB de Fomento à Cultura
16/10/2026 - SEDIC
Vagou JF tem nova vaga para Estágio de Marketing e mais de 580 outras oportunidades de emprego esta semana.
16/10/2026 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil conclui a demolição de 34 imóveis nesta semana
16/10/2026 - SEDIC
Inscrições para o projeto “Comunidade em Movimento – Bairro Ponte Preta” são prorrogadas até 19 de outubro
15/10/2026 - MEIO AMBIENTE
Domingo no Parque terá edição especial Criança e Natureza neste domingo, 18
15/10/2026 - SMU
Mais fluidez e segurança: Rua Mariano Procópio recebe novas adequações pela SMU
15/10/2026 - FUNALFA
Trupe Qualquer estreia “Memento mori” no Teatro Paschoal Carlos Magno com reflexão sobre a exploração do trabalho
15/10/2026 - SMU
13ª Corrida Solidária Outubro Rosa terá alterações no trânsito e no transporte na Cidade Alta neste domingo, 18
15/10/2026 - SEDIC
115 novas vagas de emprego estão disponíveis no Vagou JF
15/10/2026 - PROCON
Procon abre inscrições para curso gratuito sobre organização financeira
15/10/2026 - SMU
Ato político-eleitoral altera trânsito e transporte na região central nesta sexta-feira, 16
14/10/2026 - SDA
Restaurante Popular celebra Dia Mundial da Alimentação com lançamento de sobremesa
14/10/2026 - FUNALFA
Praça CEU recebe espetáculo gratuito “Uma peça para destruir a humanidade”
14/10/2026 - DEMLURB
Bairro Santa Cruz recebe ação do projeto “Lixo Zero na Minha Praça” nos dias 15 e 22 outubro
14/10/2026 - PROCON
Procon e Secretaria de Educação promovem “Círculos de Economia e Autonomia” para alunos da EJA
14/10/2026 - SEBEAL
Sebeal realiza 32º evento de adoção responsável no Bahapet neste sábado, 17
14/10/2026 - SEDUPP
PJF a e ONU-Habitat desenvolvem Laboratório de Planejamento Urbano para fortalecer a Defesa Civil
14/10/2026 - DEMLURB
Demlurb abre inscrições de Processo Seletivo Simplificado para cadastro de reserva
13/10/2026 - FUNALFA
Quinta Musical recebe Beatles Forever JF em noite dedicada aos clássicos dos Beatles
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2
E-mail institucional: naoresponda@pjf.mg.gov.br
Telefone: (32) 3690-7001
CNPJ: 18.338.178/0001-02
Razão social: Municipio de Juiz de Fora