Saúde abre inscrições para seminário sobre doenças e acidentes relacionados ao trabalho
Em 28 de abril, é lembrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. O mês, nomeado de Abril Verde, é dedicado a esta mobilização. Para discutir a temática, o Departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Dvisat) vai realizar um seminário, no dia 25, das14 horas às 17h30.
Os interessados podem se inscrever até o dia 23, pelo telefone 3690-7511 ou pelo e-mail cerestjuizdefora@gmail.com, sendo necessário apenas informar o contato, com telefone e e-mail, além do nome completo. O evento acontece no auditório do Centro de Vigilância em Saúde, que fica na Avenida dos Andradas, 235, Morro da Glória.
O seminário busca atrair profissionais da rede de saúde, seja atenção básica, urgência ou emergência, sindicatos e instituições de ensino de Juiz de Fora. Também podem se inscrever profissionais que residam nos municípios da área de abrangência do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Juiz de Fora.
O tema principal em discussão no seminário são os agravos decorrentes de esforço excessivo relacionado ao trabalho, as chamadas LER-Dort. São lesões por esforços repetitivos (LER), também denominadas distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), que podem até impedir o exercício profissional. O assunto vai ser tratado às 15h30 no seminário, pelo professor Diogo Simões da Fonseca, da Faculdade de Fisioterapia da UFJF, e pelo fisioterapeuta do trabalho e ergonomista Germano Luís Rocha Machado.
O evento conta com a parceria da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cisst), vinculada ao Conselho Municipal de Saúde, composta por vários profissionais, instituições, sindicatos, Prefeitura de Juiz de Fora, Universidade Federal de Juiz de Fora, Ministério da Economia, Gerência Regional do Trabalho de Juiz de Fora, entre outras.
Participação dos trabalhadores da saúde
A gerente do Departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Dvisat), da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, Miriam Monteiro, aponta que é fundamental discutir esse assunto com a participação dos trabalhadores da área da saúde, para a notificação correta dos casos. “A importância do evento é orientar esses profissionais para, toda vez que atender um trabalhador,façam a pergunta: ‘você trabalha com o quê?’ Para que possam investigar se aquela doença é relacionada ao trabalho”.
Depois da análise médica, a notificação correta dos casos é obrigatória no Sistema Nacional de Agravos e Notificações (Sinan), vinculado ao Ministério da Saúde. O seminário explora a importância das notificações no sistema, às 15 horas, com a participação de Miriam Monteiro. A qualificação profissional possibilita o recolhimento dos dados, o que ajuda a pensar em estratégias de prevenção e políticas públicas adequadas para evitar doenças, acidentes e até mortes relacionados ao trabalho.
Confira a Programação
14h – Abertura
14h30 – Projeto Abril Verde
Dr. Hudson Machado Guimarães, Procurador do Trabalho
15h – Importância das notificações em saúde do trabalhador no Sinan
Miriam Monteiro, Gerente Dvisat/Cerest
15h30 – LER-Dort: Agravos de origem multifatorial na saúde do trabalhador
Prof. Dr. Diogo Simões da Fonseca, Faculdade de Fisioterapia da UFJF
Dr. Germano Luís Rocha Machado, Fisioterapeuta do trabalho e ergonomista
16h30 – Debate
17h30 – Encerramento
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde Pelo telefone 3690-7123/7389.