Debates, fotografia, desfile, música e dança na programação da Semana da Consciência Negra
Intensa e diversificada programação, e com entrada franca, entre os dias 16 e 26, marcará a Semana da Consciência Negra em Juiz de Fora. A abertura acontecerá com mesa-redonda no Centro Cultural “Dnar Rocha”, às 19 horas. As outras atividades incluirão debates, apresentações de música, dança e capoeira, mostras fotográficas, com curso de beleza negra e a 5ª Marcha Axé Zumbi, programada para o dia 19, sábado, com concentração a partir das 11 horas, no Parque Halfeld.
Parte das ações que integram a programação deste ano foi selecionada por meio de edital público, lançado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e coordenado pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), promotoras das demais atividades.
Instituída pela Lei 11.769, de 26 de maio de 2009, a Semana da Consciência Negra e da Cultura Afro-brasileira tem como objetivos elevar a consciência da sociedade, propiciando reconhecimento e ampliação dos direitos da população negra e afrodescendente e contribuir para o aperfeiçoamento e a formulação de políticas públicas voltadas para a superação das desigualdades inter-raciais. A iniciativa visa ainda fortalecer a cultura afro-brasileira, como elemento fundamental ao processo de integração racial e de constituição do povo brasileiro, e fomentar os estudos e as pesquisas que tenham como objeto a compreensão dos mecanismos de desigualdade inter-raciais e da dinâmica do processo histórico e social, que permitirá sua superação.
Neste ano, a programação está focada no tema “Mátria Ancestralidade, Religiosidade e Resistência”, e as atividades serão desenvolvidas em vários espaços, como creches, faculdades e escolas, centros culturais, parques do Museu Mariano Procópio e Halfeld, Teatro Solar e Centro de Artes e Esportes Unificados “Coronel Romualdo de Oliveira” (CEU/Zona Norte), onde acontecerá o encerramento da programação, com show de Flavinho da Juventude e Bacharéis do Samba, oficina de bonecas africanas e hip-hop, entre outras atrações.
Programação
Dia 16 – Quarta-feira – Abertura | 19 horas
Local: Centro Cultural “Dnar Rocha” (Rua Mariano Procópio - Bairro Mariano Procópio)
* Apresentação: Batuque Afro-brasileiro de Nelson Silva
* Mesa-redonda: "Mátria Ancestralidade, Religiosidade e Resistência”
Convidados: Wilson Novaes (Obá de Orixá e presidente fundador da Federação Regional de Defesa da Religião Umbanda e Tradição dos Orixás e Cultura), Gilmara Mariosa (mestre em Psicologia Social) e Jorge Luiz dos Santos (cambono do Terreiro Centro Espírita Santo Antônio de Umbanda).
* Apresentações: hip-hop – Crew Afro Rudy, MC Priscila, MC Carola, grupo de rap Thiago El Niño (Rio de Janeiro)
* Exposição: “Retratos da Resistência - Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva”, realizadas pela fotógrafa Cláudia Rangel, com curadoria de Carolina Bezerra e Guilherme Landin
Dia 17 – Quinta-feira - Exposição: “Afrobrasilidade” | Projeto selecionado por edital
Local: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | 16 horas
Fotografias de crianças de três anos da Creche “Leila de Mello Fávero” Fotógrafos: Will Marinho, Beatriz Escarati e Carol Fagundes
Dias 17 a 25 – Quinta a sexta-feira – “Xirê Dundun” (Dança Negra) | Projeto selecionado por edital
Local: Escola Estadual (E. E.) “Padre Frederico Vienken” (Rua Carlos Alves, 133 – Bonfim) | Das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas
Oficinas de danças africanas para crianças e adolescentes e aulas de percussão para promoção da igualdade racial e valorização da ancestralidade, como forma de resistência.
Dia 18 – Sexta-feira – “Na Roda com Elas 3” | Projeto
selecionado por edital
Local: Salão da Cris (Rua Acácio Paulino Pinto, 406 – São Benedito |19 horas
Reflexão e debate sobre saúde e educação no cotidiano das mulheres negras, com o Coletivo Candaces - Organização de Mulheres Negras e Conhecimento
Dia 19 – Sábado - 5ª Marcha Axé Zumbi 2016 – “Religiosidade e Resistência”
Concentração no Parque Halfeld – Centro
11 horas
Homenageados: Edson Orozombo da Silva (filho de Omulú e Iemanjá) e Dalmacir Oliveira (filha de Oyá com Ogum)
Participação: Bateria da Escola de Samba Mocidade do Progresso, Associação das Mulheres Negras “Chica da Silva”, representantes de terreiros de religião de matriz africana, Batuque Afro-brasileiro de Nelson Silva, Movimento Negro Unificado, Unegro - União de Negros Pela Unidade e outras entidades do movimento negro.
– 1º Encontro “Pérola Negra” da Zona Sul | Projeto selecionado por edital
Local: E. E. Marechal Mascarenhas de Moraes (Rua Professora Noêmia de Mendonça –Teixeiras) | 16 horas
Homenagem a personalidades negras e concurso de Miss e Mister “Pérola Negra”, para maior integração das comunidades da região sul e a preservação e valorização da cultura afro na cidade, com roda de samba de quilombo, sambas de raiz afro e sambas de enredos.
Dia 20 – Domingo – Dia de Zumbi de Palmares
Local: Museu Mariano Procópio, das 15 às 17 horas
Apresentações: Batuque Afro-brasileiro de Nelson Silva, Grupo de Capoeira Meia Lua, performances e contação de história.
Dias 21, 23 e 25 – Segunda, quarta e sexta-feiras - Oficina de Maracatu do Baque Virado - Maracatu Estrela na Mata, com mestre Marcos Languange
Local: CEU/Zona Norte (Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 5.899 – Benfica)
- Dia 21, das 14 às 15 horas; 23 – de 14 às 17 horas; 25 - de 14 às 15 horas
Idade mínima: sete anos - 15 vagas - inscrições no local
Dia 23 – Quarta-feira - Soul Black do Ben apresenta “Preto no Branco” | Projeto selecionado por edital
Local: Teatro Solar (Avenida Presidente Itamar Franco, 2.104 – São Mateus) | apresentações às 19 horas e às 20h30:
Espetáculo de dança com alunos e ex-alunos das escolas municipais (E. M.) Professora “Thereza Falci” e União da Betânia, sobre a presença marcante da cultura africana na configuração da identidade brasileira.
Dias 23 e 24 – Quarta e quinta-feiras – “O Negro na Proclamação da República e sua Ancestralidade” | Projeto selecionado por edital
Local: E. E. “Teodoro Coelho” (Rua Antonio Armando Pereira, 51 - Jóquei Clube)
Dia 23 | 19 horas - Roda de Conversa com a historiadora Elione Guimarães e a porta-bandeira AlcioneCristina
Dia 24 | das 8 às 12 horas – “O Canto e a Dança, Conceito e Preconceitos”, com Veridiana Rodrigues e Samara Miranda; 19 horas - Interações e experiências religiosas dos jovens afro-descendentes no Bairro Jóquei Clube, com o psicólogo Paulo Cesar Mariano.
Dias 24, 25 e 26 – Quinta-feira a sábado - Ilê Okan Resiste: ancestralidade, religiosidade e expressão afro | Projeto selecionado por edital
Local: E.E. Ali Halfeld (Praça Dr. Jair García 35 – Bairro de Lourdes) | das 14 às 16 horas.
Oficina de construção do Tambor Mineiro, com Felipe Gomes, para alunos da escola. Apresentação: Afoxé Ilê Okan. Ações voltadas ao fortalecimento e disseminação da cultura afro-brasileira, através de oficina e contação de histórias.
Dia 26 – sábado | Encerramento
Local: CEU/Zona Norte
* 14 horas – “Mercado das Pretas”
* Exposição “Retratos da Resistência – Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva”
* 14h30 – Apresentação de “street dancing”, com jovens do Bairro Vila Olavo Costa
* 15 horas – Projeto Redescobrir - Apresentação musical com homenagem ao personagem folclórico de Alfenas (MG), João Gostoso, de origem afro-brasileira, que na década de 1950 era ativo nas manifestações populares e folclóricas da cidade. Apresentação de diversas atividades populares da região de Alfenas, como congada, folia de reis, catira e cantigas folclóricas.
* 16 horas – Oficina de bonecas Abayomi. Inscrições a partir das 14 horas, no local - 20 vagas
* Hip-hop – Grupo Flowkilla JF “Intervenção e Reflexão”
* Das 17 às 19 horas – “Black Beat” – Desfile da juventude negra
* 19 horas - Show: Flavinho da Juventude e Bacharéis do Samba
Foto: Mostra Afrobrasilidade/Divulgação
* Mais informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa – 3690-7044