“Ciranda Cidadã” da PJF é premiado pelo Ministério da Saúde entre os melhores projetos do país
O programa “Ciranda Cidadã”, parceria institucionalizada entre as secretarias de Desenvolvimento Social (SDS) e de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), foi um dos seis projetos da Região Sudeste premiado pelo “Concurso Prêmio InovaSUS 2015”. A promoção, iniciativa do Ministério da Saúde (MS), colocou o programa juiz-forano entre as melhores ações do país e que mais se destacaram nos quesitos inovação, colaboração, aplicabilidade, humanização, caráter educativo, participação do trabalhador, promoção da equidade, sustentabilidade, necessidades de saúde e participação dos usuários. Por conta disso, o “Ciranda Cidadã” receberá um prêmio de R$ 60 mil, após tramitação da documentação necessária, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
O médico de família e um dos coordenadores do “Ciranda Cidadã”, Marcelo Campos, destacou que o projeto, uma conquista para o Sistema Único de Saúde (SUS), é ousado e inovador: “Tanto para mim como para Giane (Giane Elisa Sales de Almeida, superintendente de Cidadania e Direitos Humanos do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos - DPCDH), que somos os idealizadores e coordenadores desse programa, porque tivemos a ousadia de levar à frente uma proposta de trabalho que rompe com paradigmas muito rígidos de entendimento do que é educação. Trabalhamos com as metodologias participativas, numa perspectiva de uma pedagogia afrocentrada, que permite com que os servidores que passam pela formação em contexto reflitam criticamente sobre o cotidiano de suas vidas e no trabalho, e busquem ressignificar suas práticas, especialmente naquilo que são os nossos principais recortes: as relações raciais, de gênero e de classe, como determinantes sociais na produção de violação de direitos humanos. E nessa linha de atuação temos feito com que a ´Ciranda` gire, abrindo novas frentes de trabalho, como o ´Territórios em Ciranda`, as `´Cirandas Multidisciplinares de Educação Permanente em Saúde` e as ´Cirandas da Mulher`.”
“Ciranda Cidadã” e “Territórios em Ciranda”
Visando provocar a reflexão dos profissionais da SDS e SS sobre as comunidades onde estão inseridos seus usuários, o “Territórios em Ciranda” é um projeto do “Ciranda Cidadã”, que, por sua vez, é coordenado pelos departamentos de Políticas para a Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (DPCDH), da SDS, e o de Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (DDAPS), da SS. A iniciativa é uma ação pioneira no município e realiza ações de garantia e promoção de direitos humanos a partir das portas de entrada das redes do SUS e de seu Sistema Nacional de Informação (Suas). Além disso, o projeto promove ações educativas direcionadas aos servidores da SDS e SS, para que possam executar o seu trabalho na assistência e na saúde, a partir da cultura de garantia e promoção de direitos humanos.
“Prêmio InovaSUS 2015”
O Concurso “Prêmio InovaSUS”, que está na quinta edição, é iniciativa do MS, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Opas. Busca reconhecer, incentivar e premiar projetos e experiências inovadoras na Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, no âmbito do SUS, e acontece em Brasília, Distrito Federal. O concurso se divide em duas fases de avaliação. Na primeira, entre pares: cada coordenador de um dos projetos enviados avalia outros cinco, de regiões diferentes da sua, e 20 foram selecionados. Na segunda fase, a avaliação da comissão: grupo de representantes do MS, da Opas, do Ministério da Educação e outras entidades selecionam os seis melhores projetos.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.