Seminário “Bolsa Família” – Palestras e debates têm participação de 87 prefeituras da região
O Seminário Regional do Programa “Bolsa Família” está marcado para os dias 21 e 22, quinta e sexta feiras, no auditório do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e contará com a participação de técnicos e profissionais de 87 prefeituras da região. A programação terá a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e secretarias de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
A programação inclui a abordagem da articulação entre as áreas de saúde, educação e desenvolvimento social na gestão do programa de transferência de renda. Sobre esse assunto está prevista a palestra de Flávio Cireno, coordenador geral de análise e integração de informações da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc/MDS). Ele abordará a gestão articulada do “Bolsa Família” com os ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC), e explicará o registro e cruzamento de dados para o acompanhamento das condicionalidades do programa, sob a ótica da intersetorialidade.
Ronaldo José Sena Camargos, superintendente de assistência social e coordenador estadual do “Bolsa Família” explicará o papel do Governo do estado na execução do programa. Ele apontará o suporte e o apoio técnico aos municípios mineiros. Após essa exposição, os municípios convidados apresentarão relatos e experiências de sucesso na execução do “Bolsa Família”.
O seminário será finalizado com a palestra do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker. Ele mostrará um panorama do desenvolvimento e da assistência social em Juiz de Fora, além de apresentar o modelo de gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) na cidade, em especial a execução dos recursos federais do “Bolsa Família”.