| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |

NOTÍCIAS: SG
JUIZ DE FORA - 24/4/2024 - 11:59

Praça da Estação recebe mais uma edição da “Coleta Seletiva na Praça”

Portal de Notícias PJF | Praça da Estação recebe mais uma edição da “Coleta Seletiva na Praça” | SG - 24/4/2024
Nesta quinta, 25, a “Coleta Seletiva na Praça” acontece na Praça da Estação. A campanha, que ocorre de 9h às 17h, estará recolhendo materiais sólidos recicláveis, como papel, plástico, vidro, metal, eletrônicos e óleo de cozinha usado.

Iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a “Coleta Seletiva na Praça” conta com a parceria das seguintes associações de catadores de materiais recicláveis do município: Ascajuf; Apares; Alicer; Deus é Maior e União da Vitória. A campanha, que acontece toda quinta-feira, na Praça da Estação, tem o objetivo de gerar renda para as associações e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Coleta seletiva

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) disponibiliza o serviço de coleta seletiva para 90% dos domicílios da cidade de Juiz de Fora, além de promover campanhas para incentivar a população a realizar a coleta seletiva.

Os resíduos secos originários da coleta são encaminhados para as associações de catadores de materiais recicláveis conveniadas com o Departamento. Desse modo, a ação contribui na geração de renda dos agentes ambientais e suas famílias e, também, movimenta a economia do município.

Veja o que pode ser descartado:

- Papel: folhas de papel, jornal, revista, papelão, cartolina, embalagem Tetra Pak (caixinha de leite).

- Plástico: isopor, potes e tampas, garrafas plásticas, garrafas pet, frascos de material de limpeza, frascos de produtos de higiene e beleza, brinquedos, baldes, material em PVC.

- Vidro: copos, garrafas, embalagens de molho e potes de vidro.

- Metal: latinhas de alumínio, latas de aço (de óleo, de molho de tomate, de sardinha…), ferragens, esquadrias, arames.

- Eletrônico: cabos, pilhas, lâmpada de led, televisores, carregadores, baterias, aparelhos celulares, CDs.

- Óleo de cozinha: será disponibilizado um espaço para o descarte do óleo usado.

Atenção ao fazer o descarte:

- É recomendável limpar embalagens de plástico e isopor que estejam com restos de comida, como marmitex e caixas de leite.

- A melhor opção para descarte do óleo de cozinha é na garrafa PET bem fechada, para evitar vazamentos.

- Se o vidro estiver inteiro, não precisa embalá-lo para descarte. Se estiver quebrado, leve-o dentro de uma garrafa PET ou caixa de papelão.

21/5/2024 - SE
SE apresenta aos conselheiros do CMDPD ações de Educação Inclusiva desenvolvidas na rede municipal
21/5/2024 - SEAPA
PJF realiza sessão pública de entrega de envelopes do Edital das Feiras Noturnas
21/5/2024 - SE
“Vem pra Roda: no ritmo do brincar” é tema da Semana Municipal do Brincar deste ano
21/5/2024 - PREFEITURA
Prefeitura divulga lista dos homenageados da Comenda Henrique Halfeld 2024
21/5/2024 - FUNALFA
Mostra da Diversidade Cultural leva atividades culturais a diversos territórios de Juiz de Fora
21/5/2024 - SMU
Avenida Pedro Henrique Krambeck e Rua Professora Adelaide Bergo têm alterações de trânsito
21/5/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para estoquista e outras oportunidades
21/5/2024 - SRH
Escola de Governo abre inscrições para novas turmas nas oficinas para servidores
21/5/2024 - FUNALFA
Programa Gente em Primeiro Lugar promove segunda edição do "Pôpula Gente!"
21/5/2024 - FUNALFA
Biblioteca Municipal: oficina gratuita de desenho e contação de histórias acontecem nesta quinta, 23
21/5/2024 - SAS
“Rede na Praça” oferece serviços variados na praça do bairro Vitorino Braga