NOTÍCIAS: SAS
JUIZ DE FORA - 11/4/2024 - 10:38

Portal de Notícias PJF | Servidores da assistência social são capacitados para qualificar o atendimento em situação de violação de direitos | SAS - 11/4/2024
Teve início nesta quarta-feira, 10, mais uma capacitação destinada aos servidores da política de assistência social da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A iniciativa que continua nesta quinta-feira, 11, promovida pela Secretaria de Assistência Social (SAS), visa preparar os trabalhadores para uma prestação de serviços eficaz, facilitando a interação entre o cidadão e a PJF e tornando-a mais ágil.

Os temas abordados são direcionados aos profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP) e casas de acolhimento para adultos, crianças e adolescentes. A ação é uma continuação do Qualificarh, o Programa de Qualificação dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora, que oferece aulas e debates mensais, integrando a Educação Permanente, que visa qualificar os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Segundo a supervisora de educação permanente e indicadores sociais da Secretaria de Assistência Social, Sabrina Rodrigues, a capacitação busca aprimorar a capacidade dos profissionais na identificação de violações e violências sofridas pelos assistidos. “O objetivo é fornecer uma qualificação técnica que permita um refinamento na escuta qualificada desses profissionais, para que possam, ao retornarem à rotina profissional, ter um discernimento mais aprofundado sobre os conceitos de violações e violências”, explicou.

Atualmente as ações estão voltadas para os técnicos de nível superior, mas ao longo do tempo outras atividades serão realizadas para os de nível médio, abrangendo todas as pessoas envolvidas, desde o planejamento até a execução e o controle social, conforme previsto pela Política Nacional de Educação Permanente.

A subsecretária de Vigilância e Monitoramento da Assistência Social, Meirejane Teodoro, enfatiza que a qualificação também é uma oportunidade para compartilhar experiências. “A capacitação e a educação permanente permitem uma compreensão mais ampla e diversificada da prática, contribuindo para melhorar o trabalho no dia a dia”, concluiu.

3/5/2024 - SMU
Maio Amarelo – PJF inicia programação com blitz educativa
3/5/2024 - PROCON
Procon divulga classificação do processo seletivo para estágio em pós-graduação