NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 20/5/2022 - 15:23

Visitas mediadas ao Museu Ferroviário começam na próxima terça

Portal de Notícias PJF | Visitas mediadas ao Museu Ferroviário começam na próxima terça | FUNALFA - 20/5/2022

Na próxima terça-feira, 24, terão início as visitas mediadas do projeto “Linhas de Afeto e Trajeto”, que levarão mais de 500 pessoas para conhecer o Museu Ferroviário de Juiz de Fora, localizado na Avenida Brasil 2001, no Centro. Os passeios, que acontecem entre maio e junho, são inteiramente gratuitos, incluindo atividades educativas, material didático exclusivo e transporte de ida e volta.

A ação vai contemplar estudantes dos 4º e 5º anos de escolas municipais e estaduais, previamente inscritas, além de professores e monitores. No dia 14 de junho, haverá uma edição especial da visita, voltada para deficientes visuais assistidos pela Associação dos Cegos de Juiz de Fora. Ainda há uma turma aberta, no dia 7 de junho, e as escolas interessadas em participar do projeto podem se inscrever pelo e-mail linhasdeafetoetrajeto@gmail.com.

O projeto “Linhas de Afeto e Trajeto” foi proposto pela arte-educadora Gabriela Alves e tem financiamento do Edital Murilão, ligado ao Programa Cultural Murilo Mendes, que é mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). “Exploramos a relação entre as artes visuais, as linhas das ferrovias e a memória. A ideia é refletir sobre o que está contido nas entrelinhas do acervo, ao abordar as potencialidades sensíveis que o tangem. Sob uma ótica poética, vamos propor uma nova forma de visitação, explorando experiências artísticas, histórias, o espaço museológico e a vivência dos visitantes”, conta a proponente.

Segundo Gabriela, o Museu Ferroviário de Juiz de Fora foi escolhido para a ação porque o prédio e o acervo fazem parte do imaginário e da identidade mineira. Os passeios terão duração média de uma hora e meia, e cada grupo será formado por até 46 pessoas.

Confira o cronograma de visitação:

- E.M. Amélia Pires - Monte Castelo

- E.E. Mercedes Nery Machado – Santa Terezinha

- E.M. Bom Pastor - Cidade Jardim

- E.E. Mercedes Nery Machado - Santa Terezinha

- E.M. Gilberto de Alencar – Náutico

- Instituto Estadual de Educação – Centro

1º de junho

- E.M. Doutor Dilermando Martins - Teixeiras

- E.E. Delfim Moreira – Centro

- E.M. Amélia Pires - Monte Castelo

- E.M. Doutor Dilermando Martins - Teixeiras