NOTÍCIAS: SEDH
JUIZ DE FORA - 10/12/2021 - 14:31

Prefeita lança campanha “Juiz de Fora Solidária no Natal”

Portal de Notícias PJF | Prefeita lança campanha “Juiz de Fora Solidária no Natal” | SEDH - 10/12/2021
Na manhã desta sexta-feira, 10, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a prefeita Margarida Salomão lançou a campanha “Juiz de Fora Solidária no Natal”. Organizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), a iniciativa tem como objetivo arrecadar alimentos e brinquedos para famílias em situação de vulnerabilidade no município até 23 de dezembro.

Segundo Margarida, campanhas deste tipo documentam o fracasso da sociedade, uma vez que apenas 26% das crianças brasileiras fazem três refeições por dia. “Para combater este inimigo perverso, que é a aceleração da desigualdade, devemos nos organizar. Estamos aqui munidos dos nossos melhores valores, incluindo a compaixão, que nada mais é do que o compartilhamento das nossas paixões. Assim, agradeço a todos parceiros da Prefeitura nesta empreitada, pois somos todos dos direitos humanos”.

“É também um momento de indignação e tristeza, pois ações assim comprovam que ainda é preciso mobilizar a sociedade em prol dos mais vulneráveis. Sobretudo neste momento crítico em que vivemos, no qual milhares de famílias não receberão mais o auxílio emergencial. Felizmente, existem iniciativas como esta, organizadas pelo município”, afirmou o secretário da SEDH, Biel Rocha.

Lançamento do aplicativo ‘‘Radar Solidário”

A novidade para esta ação ficou por conta do aplicativo “Radar Solidário”, desenvolvido a partir de uma parceria entre as secretarias de Direitos Humanos (SEDH), Transformação Digital e Administrativa (STDA) e o centro universitário UniAcademia. Por meio do app, as entidades cadastradas poderão acessar o banco de dados do material arrecadado para otimizar a logística de distribuição. Assim, poderão verificar em quais instituições há cestas disponíveis e checar o histórico de atendimento das famílias atendidas, evitando disparidades.

O diretor acadêmico do UniAcademia, Tiago Guimarães, contou que a criação do aplicativo foi um esforço colaborativo e que irá tornar mais assertiva a distribuição dos itens coletados. “Com este trabalho, conseguimos unir educação, solidariedade e política, celebrando o espírito natalino. Trata-se de um primeiro passo para novas parcerias que lançaremos em breve com a PJF, como um aplicativo para enquetes com o cidadão”, adiantou.

Coleta e distribuição das arrecadações

A campanha é fruto de mais uma parceria entre a PJF e o Programa “Mesa Brasil”, do Serviço Social do Comércio da Zona da Mata (Sesc). O programa será o responsável pelo encaminhamento do material coletado para instituições que atendem famílias socialmente vulneráveis. A mesma logística foi utilizada nas campanhas “Juiz de Fora Solidária” e “Juiz de Fora Solidária no Frio”, quando foram arrecadadas cerca de 32 toneladas de alimentos, destinadas para mais de cem entidades.

“Nossa intenção agora é ampliar o número de arrecadações. Por isso, mobilizamos diversas secretarias da PJF e setores da iniciativa privada, atuando de forma integrada. Estruturamos um processo mais dinâmico para esta edição, pois os alimentos serão recolhidos e encaminhados para as instituições já no mesmo dia. O Natal deveria ser uma época de mesas fartas, porém, sabemos que, na realidade, não é o que acontece. Daí a importância de uma campanha deste porte”, explicou a assessora da SEDH, Fabiana Rabelo.

Os 63 pontos de coleta da campanha contarão com representantes da Prefeitura e voluntários. Ao longo da arrecadação, novos locais poderão ser incorporados, sendo sempre identificados com banners e cartazes oficiais.

Os interessados podem fazer sua doação nos seguintes pontos:

1- Supermercados Pais e Filhos

8- Mister Shopping

Rua Mister Moore, 70 - Centro

9- Mercado Municipal

Na porta de entrada, ao lado do estacionamento, na Rua Doutor Paulo Frontin, s/n - Centro

Na porta de entrada pela Praça Antônio Carlos, na Avenida Getúlio Vargas, 188 - Centro

10- Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)

Avenida Brasil, 2.001 - Centro (ponto de arrecadação central no Banco do Brasil do prédio-sede da PJF e outros pontos nos demais andares, para arrecadação interna das secretarias)

11- Parque Municipal (arrecadação nos dias 18 e 19, durante a Exposição Municipal de Automóveis Exclusivos)

Rua do Contorno, s/n - Nova Califórnia

12- Parque da Lajinha