NOTÍCIAS: SEL
JUIZ DE FORA - 9/11/2015 - 12:24

Após revitalização da Praça de Esporte José Petrato, meta da PJF é iluminar o local em 2016

O dia 8 de novembro de 2015 entrou para a história da região do Bairro Progresso. Na manhã desse domingo frio e de fina chuva, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inaugurou a revitalização da Praça de Esporte José Petrato, uma reivindicação antiga da comunidade. Com recursos obtidos por meio do Ministério dos Esportes – R$ 131 mil, com contrapartida do Município – o campo de futebol amador situado na Rua Arlindo Leite recebeu alambrado, bancos para jogadores e mesário, limpeza e serviços gerais, como pintura da arquibancada. A quadra anexa ao campo, que também se encontrava em mau estado de conservação, não foi esquecida. Para que tudo ficasse pronto, houve empenho de vários setores da PJF, como Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Obras, Empav e Demlurb. Durante o evento, o prefeito Bruno Siqueira voltou a afirmar que, com investimentos da própria PJF, o local receberá iluminação em 2016.

A chuva durante a noite e no início da manhã não foi capaz de afastar o público, que compareceu para prestigiar o evento, que contou com grandes jogos da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador. Para o prefeito, o tempo fechado estava longe de atrapalhar a festa. “É uma satisfação muito grande estar aqui hoje. No ano que vem, vamos instalar a iluminação do campo para que ele possa ser usado no período noturno. Vamos instalar também a placa com o nome de José Petrato nessa praça de esportes. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos nesta obra tão importante. E, nesse dia chuvoso, precisamos lembrar que, no ano passado, inauguramos a adutora de Chapéu D´Uvas. Se ela não estivesse em funcionamento, teríamos sofrido mais com a falta de água durante o período de seca”, comentou, fazendo referência ao fato de as represas estarem recuperando os seus volumes.

Na oportunidade, ele anunciou uma nova iniciativa da PJF. A partir de agora, em cada inauguração realizada, um servidor de carreira será homenageado. Neste domingo, coube ao supervisor de Fomento ao Esporte e Lazer da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), Rogério Sampaio, receber das mãos do prefeito uma placa parabenizando pelo trabalho desenvolvido. Bruno aproveitou, ainda, para agradecer o empenho de parlamentares para que a revitalização do campo se concretizasse. O secretário de Esporte e Lazer, Carlos Bonifácio, destacou a atenção que tem sido dada ao futebol amador. “Gostaria de registrar o nosso empenho em relação aos campos de várzea. Esse é o primeiro de quatro que vão ser revitalizados”, afirmou. As obras de revitalização da CAEM São Benedito já tiveram início.

Morador da região, o deputado Isauro Calais revelou que jogou futebol por cerca de 15 anos no campo do Progresso. Autor da lei municipal que deu nome de José Petrato à praça de esportes, ele ressaltou ainda a importância da família Petrato para a região. A vereadora Ana Rossignoli destacou a relevância do espaço, principalmente para crianças e adolescentes. “O Bairro Progresso tem poucos espaços de lazer. Não temos praças para a nossa juventude. Por isso, essa revitalização é um presente”, disse ela, que também é moradora da região.

Comunidade comemora

O presidente da Associação de Moradores do Progresso e Borborema, Eduardo dos Santos, agradeceu pela obra realizada, sentimento semelhante ao de muitos presentes. A comunidade compareceu em peso. Afinal, após cerca de um ano e meio, a área voltava a receber uma partida de futebol. O presidente da CAEM Progresso, José Eugênio de Gusmão, comemorava: “Foi uma festa muito bonita. A comunidade ficou muito satisfeita. A gente não esperava tanta alegria, tanta gente. Nesta segunda-feira, pela manhã, já teve gente na minha casa para comentar a festa”, destacou Gusmão. Dentro das quatro linhas, a data foi marcada por três grandes jogos. Fora, por alegria. O campo ficou cheio durante toda a manhã, movimentando o comércio da região. “Estou achando tudo muito bom. É uma oportunidade para os meninos daqui jogarem futebol. Além disso, movimenta o bairro com a vinda de pessoas de outras regiões. Muito legal”, comentou o pedreiro Sebastião Silva, morador do Progresso.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Esporte e Lazer 3690-7829.

29/4/2024 - PREFEITA
Prefeitura de Juiz de Fora inicia obras de normalização de trânsito na via São Pedro
26/4/2024 - SESUC
Guarda Municipal participa de formação sobre atendimento à população em situação de rua no MJSP