NOTÍCIAS: SEL
JUIZ DE FORA - 23/9/2015 - 16:35

Organizadores comemoram resultados da Segunda Semana Paralímpica de 2015

Portal de Notícias PJF | Organizadores comemoram resultados da Segunda Semana Paralímpica de 2015 | SEL - 23/9/2015
A Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora promoveu, por meio do Departamento de Lazer e Exercício Físico, a Segunda Semana Paralímpica de 2015. O evento foi realizado entre 14 e 19 deste mês e contou com a participação de 109 paratletas de diferentes instituições e de várias cidades da região. A competição foi considerada sucesso pelos organizadores, que destacam a empolgação dos participantes. Animados, já começam a planejar a sexta edição da Semana Paralímpica, agendada para o primeiro semestre de 2016.

De acordo secretário de Esporte e Lazer, Carlos Bonifácio, o evento é duplamente inclusivo. “Por meio do Programa JF Paralímpico e da Semana Paralímpica, possibilitamos que as pessoas com deficiência pratiquem esporte. Além disso, com essas iniciativas da Prefeitura, permitimos que deficientes de famílias com baixo poder aquisitivo também possam se socializar e desenvolver suas habilidades esportivas sem gastos”, comenta o secretário, destacando o exemplo de superação que os participantes dão à sociedade.

Para o chefe do Departamento de Lazer e Exercício Físico, Abemar Tadeu, a Segunda Semana Paralímpica “foi extremamente proveitosa. Observamos um grande crescimento, sobretudo no atletismo, com destaque para as participações de paratletas de Lima Duarte e Rio Novo. Em outras modalidades, tivemos representantes de Guarani, Piau, Matias Barbosa e Coronel Pacheco. Além disso, registramos grande melhora nos índices, o que mostra o desenvolvimento dos paratletas, nos motiva a começar a planejar a Primeira Semana Paralímpica de 2016 e nos faz sonhar com a participação de um número maior de cidades, inclusive de outros estados.”

A supervisora de Esporte Adaptado da SEL, Karla Belgo, também ressaltou a melhora na performance dos participantes e a descoberta de paratletas com “altas habilidades esportivas”. Ela destaca, ainda, a satisfação de realizar o evento: “Nada foi mais gratificante do que o sorriso largo, o brilho nos olhos e alegria dos participantes durante a realização das provas e ao receberem suas medalhas. Foi emocionante”.

Destaques por modalidade

No primeiro dia de competição, segunda-feira, 14, ocorreram as partidas de futebol paralímpico, com destaque para as atuações de Pablo Crovato, Luiz Felipe Reis e Gustavo Richard Reis, artilheiros com quatro gols marcados. Na terça-feira, 15, ocorreram as provas de natação na piscina do Sport Club. A organização da competição destacou as participações de Welson Oliveira (50 metros borboleta), Leonardo Miquéias (50 metros livre), Jhonas Rômulo (50 metros costas) e Sarah Ilydia (50 metros borboleta). A bocha paralímpica foi a atração da quarta-feira, 16. As duplas Anservis Ribeiro/Lucas Trindade e Gonçalves Domingos Ávila/Cassyano Jacinto tiveram as melhores atuações.

O polybat teve disputas na quinta-feira, 19, no ginásio da SEL. Nesta modalidade, Érico Veríssimo e Romerito Batista foram os destaques. Sexta-feira, 18, ocorreram as provas de atletismo na pista da UFJF. Os seguintes atletas do Programa JF Paralímpico tiveram os melhores desempenhos: Vitória Josiane (100 e 400m – infantojuvenil); Bruno Guedes e Gerson Júnior (ambos nos 400 e nos 1500m); Rosângela Celestino (lançamentos de disco e peso). Destacam-se, ainda, as performances de Raíssa Oliveira (Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque) no salto em distância, Wendel Martins (Escola Municipal Núbia Pereira de Magalhães Gomes – Caic Santa Cruz) também no salto em distância, e Leandro de Souza (Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque) no lançamento da pelota. A última modalidade em disputa foi o goalball. Rosângela Celestino e Maria Luzia Carias marcaram cinco gols cada uma.

Participaram da Segunda Semana Paralímpica de 2015 os seguintes programas e instituições: Programa JF Paralímpico; Programa JF Esporte e Cidadania; Escola Municipal Núbia Pereira de Magalhães Gomes – Caic Santa Cruz; Escola Estadual Maria Ilydia Resende Andrade (Lima Duarte); Apae de Lima Duarte; Escola Estadual Joaquim Delgado de Paula (Lima Duarte); Escola Municipal Pedro Vaz (Lima Duarte); e Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque (Lima Duarte).

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SEL pelos telefones 3690-7829.

6/5/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil abre vagas para o III Ciclo de Cursos
6/5/2024 - FUNALFA
Funalfa recebe inscrições para o 19º Prêmio Amigo do Patrimônio