| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 27/5/2015 - 17:40



Nove mostras poderão ser conferidas durante o Corredor Cultural



Portal de Notícias PJF | Nove mostras poderão ser conferidas durante o Corredor Cultural | FUNALFA - 27/5/2015
Nove mostras fazem parte da programação do Corredor Cultural 2015, sendo que quatro delas terão abertura nesta quinta-feira, 28, às 21 horas, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). A maratona cultural é promovida pela Prefeitura de Juiz de Fora, através da Funalfa, e oferecerá mais de 70 atividades, a maioria com entrada franca.

As mostras que integram a programação poderão ser visitadas gratuitamente no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM – Avenida Getúlio Vargas, 200 - centro), no Museu Ferroviário (Avenida Brasil, 2001 –centro) e na Praça Antônio Carlos (Avenida Getúlio Vargas – centro).

CCBM

Visitação gratuita, de terça a sexta-feira, das 9 às 21 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 18 horas
“Jogos Múltiplos” | Fernanda Cruzik
Período: 28 de maio a 28 de junho
Local: Galeria Celina Bracher

A exposição é o resultado da produção recente da artista, com obras executadas entre o final de 2014 e início de 2015. Trata-se da reunião de duas séries intituladas “Multiplicidade” (pinturas) e “Games” (objetos), que têm, em comum, os aspectos temático e interativo.

Na Série Multiplicidade, são 15 telas, em têmpera e acrílica, com formatos modulares que permitem o encaixe entre si e a interação com a obra a partir das escolhas e das disposições das peças.

Já a Série Games tem referência nas estruturas dos jogos de tabuleiro. São duas telas que permitem a interação com o olhar e cinco objetos em madeira e MDF, articulados e pintados, que possibilitam a movimentação das peças, interferindo no resultado final da obra.

“Galpão 57” | André Lopes e Renato Abud

Período: 28 de maio a 28 de junho
Local: Galeria Heitor de Alencar

A exposição consiste na ocupação da Galeria com elementos e trabalhos de Arte que compõem o cenário acumulado durante 15 anos de funcionamento da Galeria/Atelier Espaço Manufato, de André Lopes e Renato Abud, situado na Rua Fonseca Hermes, Galpão 57. O público poderá conferir peças prontas e em desenvolvimento, mobiliário, elementos de iluminação e materiais diversos, que criarão um ambiente rico em memórias, formas de expressão e fragmentos de momentos em que o Galpão acolheu a Arte. Uma “colagem” de objetos e obras que contam essa história, na intenção de formar um “objeto maior”.

“Arte do Rio” | Kim Mattos

Período: 28 de maio a 28 de junho
Local: Galeria Arlindo Daibert

Coletânea de telas de artistas cariocas, com tamanhos, temáticas e técnicas variadas. A coleção, segundo Mattos, visa à abertura de novos canais para divulgação dos trabalhos.

“Simplicidade das Flores” | Elisângela Rosa

Período: 28 de maio a 28 de junho
Local: Galeria Narcisse Szymanowski

Amarílis, bromélia, rosa, orquídea, begônia estão entre as flores pintadas pela artista plástica Elis Ângela Rosa, que integram a mostra “A simplicidade das flores”.

“Festa das Etnias” | Funalfa

Período: 23 de maio a 7 de junho
Local: Galerias Alternativas I e II

Ao longo dos anos, a Festa das Etnias vem trabalhando o cotidiano dos povos que contribuíram para a formação sociocultural de Juiz de Fora. A edição 2015 aborda o vestuário utilizado pelos imigrantes italianos, portugueses, árabes e africanos, com a proposta de resgatar e difundir a memória de nossa gente, valorizando as raízes culturais da cidade.

Estão expostos 19 manequins com trajes típicos usados em diferentes ocasiões: festas, trabalho e rituais religiosos, entre outras. O público também vai encontrar objetos como ferros de passar roupa, bacias, material para bordado e costura, chapéus e bonecas, além de um painel com 41 fotos de descendentes das etnias de origem da cidade.

Segundo ela, a simplicidade citada no título refere-se ao fato de ela ter escolhido detalhes das flores e folhas que estão simplificadas em um galho ou flutuando no quadro.

Os trabalhos foram realizados com tinta acrílica no fundo fosco, criando um contraste harmonioso com o brilho. “A intenção é trazer o belo das pétalas dobradas, variedade de cores e dos detalhes de flores pequenas e delicadas. Nas telas pequenas, elas ficaram sozinhas com um olhar mais ampliado, e, nas telas grandes, reuni várias flores em um arranjo ou jardim.”

“Maquetes Históricas” | Alexandre Fioravante

Período: 11 a 31 de maio
Local: Galeria Alternativa 3

Reunindo quatro maquetes de prédios históricos – Paço Municipal, Estação Ferroviária de Juiz de Fora, Câmara Municipal e Capela do Morro do Cristo – a exposição tem como objetivo resgatar a memória histórica e incentivar a valorização do patrimônio cultural de Juiz de Fora.

As peças foram criadas pelo arquiteto Alexandre Fioravante, diretor do Museu Ferroviário, com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Murilo Mendes, mantida pela PJF e gerenciada pela Funalfa. “O objetivo é incentivar a visualização, o estudo, a valorização e a preservação da riqueza e da memória do patrimônio arquitetônico histórico e cultural”, observa Fioravante.

PRAÇA ANTÔNIO CARLOS

"Retratos de Auschwitz - A Arte em Busca da Paz" – Fernando Priamo
Período: somente no dia 31 de maio

Imagens registradas pelo repórter fotográfico Fernando Priamo na Polônia integram a mostra "Retratos de Auschwitz - A Arte em Busca da Paz", que poderá ser vista na Praça Antônio Carlos, no dia 31 de maio. As fotografias em preto e branco apresentam os campos de concentração de Auschwitz I e II, os maiores do regime nazista.

Na exposição, o espectador é colocado frente a frente com cenas que recontam os horrores do holocausto orquestrado por Adolf Hitler.

MUSEU FERROVIÁRIO

Visitação gratuita sexta-feira das 9 às 17 horas e no sábado e domingo (excepcionalmente aberto), das 10 às 19 horas
“Olhares imersos” | Humberto Nicoline
Período: 29 a 31 de maio
Local: Plataforma

Imagens registradas pelo fotógrafo Humberto Nicoline compõem a exposição “Olhares imersos”, financiada pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura (PJF/Funalfa), que tem curadoria da também fotógrafa Nina Mello.

Conforme Nicoline, a palavra “imersos”, que compõe o nome da exposição, é uma referência ao processo analógico de fotografia. Devido ao custo do filme e da revelação, era necessário estudar criteriosamente a imagem a ser capturada. A fotometragem e o foco manuais também exigiam mais habilidade e concentração do fotógrafo. Dessa forma, ocorria uma “imersão” no universo a ser registrado. “Há uma referência também ao processo de revelação, com mergulho literal em banhos químicos”, observa.

“Palimpsesto” | Rafael Ski

Período: 30 e 31 de maio
Local: Sala de Multimeios

Uma exposição interativa, em que fotografias de um mesmo lugar em épocas diferentes são projetadas e descobertas a partir do movimento da silhueta do participante em contato com a obra, que vai ,continuamente, revelando as imagens sobrepostas.

A utilização de fotos antigas e atuais de um mesmo lugar, de ruas, praças e prédios, permite a visualização de casarões antigos, símbolos de outra época que são "apagados" constantemente para dar lugar a uma nova paisagem e arquitetura, outra organização da cidade, através da refuncionalização do local.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa – 3690-7044.



 IMPRIMIR 
26/4/2024 - PROCON
Procon apreende cerca de 130 kg de alimentos impróprios para consumo em supermercado
26/4/2024 - SESMAUR
Prefeitura interdita estabelecimento no Alto dos Passos por perturbação de sossego
26/4/2024 - FUNALFA
Praça CEU abre inscrições para 110 vagas gratuitas em oficinas de cultura e esporte
26/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao bairro Linhares neste sábado, 27
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS
Assistência Social traça ações para a construção de Plano Municipal de Educação Permanente
25/4/2024 - SE
E. M. Profa. Marlene Barros promove ações para que crianças sejam leitores assíduos
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão realiza vistoria técnica em seis obras, que totalizam investimento de R$ 40 milhões
25/4/2024 - SE
Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, é celebrado na E. M. Amélia Pires
25/4/2024 - SRH
Escola de Governo abre inscrições para oficina de finanças e curso de inglês instrumental
25/4/2024 - SRH
Recursos Humanos realiza ação do “Abril verde” com servidores da STDA
25/4/2024 - FUNALFA
PJF oferece vagas em oficinas culturais gratuitas do Programa Gente em Primeiro Lugar
25/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao bairro Dom Bosco neste sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Fernão Dias desenvolve projeto com atividades lúdicas e recreativas
25/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" tem vagas abertas para farmacêutico e outras oportunidades
25/4/2024 - FUNALFA
Museu Ferroviário terá Encontro de Colecionadores e acervo aberto para visitação no sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Doutor Cássio Vieira Marques promove “Café Literário”
24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
24/4/2024 - SE
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2