NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 27/5/2015 - 16:15

Portal de Notícias PJF | Dois curtas e um longa-metragem financiados pela Lei Murilo Mendes estreiam no Corredor Cultural | FUNALFA - 27/5/2015
O Corredor Cultural 2015, promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Funalfa, terá a estreia dos curtas “Jonathan” e “Resguardo”, na sexta-feira, 29, e do longa-metragem “Ministrinho Voou”, no sábado, 30. As três produções têm financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Murilo Mendes. Em ambos os dias, as sessões estão marcadas para 20 horas, no CineArte Palace (Rua Halfeld, esquina com a Batista de Oliveira – Centro).

Antes dos curtas, serão exibidos cine-jornais da Carriço Film. O material foi recuperado pela Cinemateca Brasileira, em São Paulo, com patrocínio das Transmissoras Brasileiras de Energia e apoio da Sociedade Amigos da Videoteca.

Outra opção para quem gosta de cinema é a “Mostra Silvio Tendler”, que acontece no sábado, 30, às 16 horas, no Anfiteatro João Carriço (Avenida Rio Branco, 2.234 - Parque Halfeld). Serão exibidos os documentários “Castro Alves - retrato falado do poeta”, “J. Carlos - O cronista do Rio” e “Há muitas noites na noite - Poema Sujo, Ferreira Gullar”.

O Corredor Cultural é promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Funalfa, como parte da comemoração pelos 165 anos da cidade, que serão completados no domingo, 31. Serão oferecidas mais de 70 atividades. A programação completa está disponível no site www.pjf.mg.gov.br.

JONATHAN | 19 min

Curta-metragem financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura Murilo Mendes, dirigido por Mariana Musse. O filme tem como cenário a cidade de Juiz de Fora (MG) e conta a história de Lara, interpretada pela atriz Márcia Falabella. No curta, a personagem está passando por um momento de insatisfação com seu presente e tenta encontrar no seu passado algum conforto para seguir em frente, em uma busca angustiada pela figura de Jonathan em suas lembranças. O filme utiliza trechos e inspirações de Mariana Musse a partir do poema “A criatura”, da mineira Adélia Prado.

RESGUARDO | 22 min

Curta-metragem financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura Murilo Mendes, com direção de Francisco Franco e Luiz Fernando Priamo. Dentro das sintaxes do amor, aprisionar e libertar são duas lógicas necessárias e que se confundem. O zelo e a servidão fazem das relações o que são, vínculos fortes.
O documentário, rodado em meados de 2014, no distrito de Sarandira, retrata a vida de uma família impactada pela vida e pela morte. Através das próprias personagens, podemos mergulhar em uma lógica particular e perceber, em suas nuances, a ambiguidade e os sentimentos inerentes ao ser humano.
Trailer - https://vimeo.com/118273595

MINISTRINHO VOOU | 84 min

Longa-metragem financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura Murilo Mendes, com direção de Marcos Pimentel.
A vida e a obra de Armando Toschi, eternizado na cena cultural de Juiz de Fora com o nome de “Ministrinho”, um dos mais nobres expoentes da música popular da cidade. Um documentário-memória sobre parte do recente imaginário cultural de Juiz de Fora, construído pelo inventário afetivo da trajetória de um homem que viveu intensamente o carnaval, a música, o futebol, a vida operária, a boemia e as modificações experimentadas pela cidade no século passado.

* Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa pelo telefone 3690-7044

26/4/2024 - SESUC
Guarda Municipal participa de formação sobre atendimento à população em situação de rua no MJSP
26/4/2024 - SE