NOTÍCIAS: SETTRA
JUIZ DE FORA - 6/5/2015 - 16:35

Portal de Notícias PJF | Settra participa de Simpósio do Instituto Granbery com atividades para a terceira idade   | SETTRA - 6/5/2015
Comportamento no trânsito e a relação da terceira idade com o transporte público. Esses foram os temas trabalhados pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), na tarde desta quarta-feira, 6, durante duas palestras ministradas para cerca de 60 idosos da Faculdade Metodista da Melhor Idade (Famidade) do Instituto Granbery. A atividade fez parte de um Simpósio, organizado pela Instituição, em comemoração ao Dia Municipal do Idoso, celebrado em 9 de maio.

As atividades contaram com a presença do secretário de Transporte e Trânsito, Rodrigo Tortoriello, e do coordenador de planejamento e gestão do Instituto Metodista Granbery, Sideney Carvalho de Oliveira, além da professora responsável pela Famidade, Ana Paula Sena. Durante a abertura do Simpósio, o titular da Settra destacou a importância de debates como esses para o público idoso: “Nós estamos vivendo mais e melhor. Com isso, é necessário que comecemos a observar situações que antes acabavam passando despercebidas. O trânsito mudou. Temos mais carros e também mais pessoas nas ruas, e o idoso não pode permanecer com os hábitos de antigamente, quando o perfil da cidade era diferente. Aprender a consolidar um bom comportamento é bom para a cidade, e é isso que estamos propondo aqui hoje”.

O secretário ressaltou ainda que a conscientização é um ‘trabalho de formiguinha’, que não surte efeitos perceptíveis a curto prazo, mas podem ser significativos: “É importante que cada um que esteve presente também dissemine boas ações. Isso a curto prazo pode não ser notado. Mas, se estamos salvando uma vida, estamos cumprindo o nosso papel. É preciso que cada vez mais as pessoas se atentem para o trânsito, que hoje representa um problema epidemiológico, devido ao grande número de acidentes que ocorrem diariamente em todo o Brasil”, afirma.

Para Sideney Carvalho, o Simpósio vai ao encontro do que a Instituição preza, que é a educação e a conscientização. “Quando essas pessoas vêm participar das nossas atividades, elas precisam transitar, e fazem isso todos os dias. Por isso a necessidade de trazer esse diálogo e fazer repensar sobre de que forma estamos lidando e colaborando com a nossa cidade. A ideia é mudar e praticar hábitos saudáveis”.

As palestras foram ministradas pela supervisora de Projetos de Educação para o Trânsito, Renata Vianna, que abordou a mudança da cidade e a necessidade de readequação dos hábitos da terceira idade, e pelo subsecretário de Mobilidade Urbana, Mauro Branco, que destacou os direitos e deveres do idoso em relação ao transporte coletivo urbano, bem como a gratuidade na tarifa, os assentos preferenciais, os meios para denúncia e reclamação, entre outros assuntos.

Blitz educativa

Dando continuidade às atividades em comemoração ao Dia Municipal do Idoso, a Settra, em conjunto com a Famidade, realiza uma blitz educativa no entorno do Instituto Granbery, nesta quinta-feira, 7, às 9 horas. A abordagem será feita pelos próprios integrantes da Faculdade, com o apoio de agentes de trânsito. O material que será distribuído tem como objetivo reforçar os direitos do idoso, regulamentados pela Lei 10.741, de 1º de setembro de 2003.

* Informação com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Transporte e Trânsito pelo telefone 3690-7767.

26/4/2024 - SG
PJF promove edição especial do Rua de Brincar em comemoração ao Dia do Trabalhador nesta quarta, 1°de maio
26/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil realiza palestras educativas em escola estadual