NOTÍCIAS: SETTRA
JUIZ DE FORA - 24/2/2015 - 19:50

Portal de Notícias PJF | JF + Mobilidade: Novo sistema de Área Azul começa a operar na próxima segunda-feira em Juiz de Fora | SETTRA - 24/2/2015
A partir da próxima segunda-feira, 2 de março, entra em operação em Juiz de Fora um novo sistema de estacionamento rotativo pago. Mais moderno e eficiente, com benefícios principalmente para a fiscalização e mobilidade urbana, o modelo permite ao usuário adquirir os créditos de estacionamento pelo smartphone, tablet, site, atém de parquímetros. O novo serviço, gerido pela empresa Estapar, pelo prazo de dez anos, busca beneficiar o cidadão tanto pela praticidade, quanto pela garantia de rotatividade e maior facilidade em encontrar vagas. Todos os detalhes sobre o sistema foram apresentados pelo prefeito Bruno Siqueira nesta terça-feira, 24, em entrevista coletiva.

"Estamos trabalhando para garantir liberdade ao usuário, além de um serviço realmente eficiente, que garanta a rotatividade e a organização e distribuição do espaço urbano", garante Bruno, ressaltando que o maior benefício do novo sistema é a facilidade que o usuário vai ter para encontrar um vaga. A primeira fase do novo sistema de “Área Azul Digital” será implantada nos bairros Centro, São Mateus, Fábrica e Manoel Honório, com um total de 1.585 vagas. Em um segundo momento, o estacionamento será expandido também para os bairros Alto dos Passos, Benfica, Santa Terezinha e São Pedro. A empresa terá até seis meses, após início do contrato, para começar a operação nestes locais. Já a cobrança de motos será iniciada em breve e os motociclistas contarão com uma área exclusiva para parada, pelo valor de R$ 1.

O cidadão poderá acompanhar as fases da implantação pelo site www.estapar.com.br. Com o modelo em operação, nos estacionamentos rotativos dos bairros Centro e São Mateus, o usuário poderá utilizar o máximo de dois créditos por dia, em um mesmo setor. Um crédito, no valor de R$ 2 dá o direito a utilizar a vaga por um período de 90 minutos e dois créditos, no valor de R$ 4 permite o estacionamento por 180 minutos. Já nos bairros Fábrica e Manoel Honório, o cliente poderá adquirir um crédito, no valor de R$ 2, que dá direito a 180 minutos de parada. Neste caso, não será permitido utilizar mais de uma vez a vaga, em um mesmo setor e no mesmo dia. Além disso, é permitido o estacionamento por até dez minutos, com o pisca-alerta acionado, sem a necessidade de compra de crédito.

Há 16 anos a tarifa da “Área Azul” de Juiz de Fora não era reajustada e, se fosse levado em consideração apenas o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a tarifa seria elevada para R$ 2,63.

Compra de créditos facilitada

Os créditos poderão ser adquiridos pelo aplicativo “Vaga Inteligente”, disponível para os sistemas IOS, Android e Windows Phone.Através do app gratuito, o usuário da “Área Azul” poderá adquirir créditos para utilizar as vagas de estacionamento, habilitar as horas e receber alerta sobre o tempo restante de uso da vaga. Após o download, será necessário se cadastrar também no site Vaga Inteligente (www.vagainteligente.com.br), informando a placa do veículo e o número do cartão de crédito para a cobrança.

O usuário também poderá comprar os créditos através dos parquímetros eletrônicos. Ao todo são 81 sendo instalados na cidade nesta primeira fase. Entre as vantagens do sistema digital estão a autonomia e a facilidade que o usuário encontrará para adquirir o comprovante de estacionamento. Após parar o veículo, o cidadão deve dirigir-se até o parquímetro mais próximo, efetuar o pagamento com cartão recarregável ou em moedas, registrar o número da vaga e da placa do veículo. Há a necessidade de colocar o recibo, emitido no ato da compra dos créditos, no painel do veículo.

Os créditos poderão ser adquiridos também através de cartões recarregáveis. Com eles o usuário precisará somente ir até o parquímetro e registrar o dia e horário de utilização da vaga. A recarga poderá ser realizada de forma autônoma, no parquímetro com moedas ou na central de atendimento ao usuário. O cartão pode ser adquirido com a equipe da concessionária, em postos de venda autorizados ou na central de atendimento.

Até que a implantação de toda a estrutura seja finalizada, a empresa trabalhará com orientação aos usuários. Durante esse período de adaptação, serão distribuídos materiais informativos ao cidadão para que o mesmo passe a conhecer a funcionalidade da nova área azul.

Tíquetes antigos

Os tíquetes antigos, utilizados até a última semana para estacionamento na “Área Azul”, poderão ser substituídos por créditos do novo serviço. A central de atendimento da empresa Estapar pagará R$ 1 por cada ticket. O prazo para a substituição é de 90 dias, a contar a partir de 2 de março.

Dados da Área Azul

Concessionária: Estapar (Avenida Olegário Maciel – Jardim Santa Helena – Juiz de Fora/MG - hpjuizdefora@estapar.com.br) - (32) 3025- 0001

Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e sábado de 8 às 13 horas

Área Abrangida:

- 1ª fase: São Mateus, Fábrica, Manoel Honório e Centro

- 2ª fase: Alto dos Passos, Benfica, Santa Terezinha e São Pedro

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Transporte e Trânsito pelo telefone 3690-7767.

3/5/2024 - SESUC
Projetos preventivos em segurança de JF serão modelo para Ministério da Justiça
3/5/2024 - SG
Diga realiza mais de 55 mil atendimentos em março