NOTÍCIAS: CESAMA
JUIZ DE FORA - 18/12/2014 - 18:18

Com níveis de mananciais inalterados, Cesama reforça pedido de economia de água à população

Com a decisão de manter o rodízio de abastecimento até o final de janeiro de 2015, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) busca, agora, intensificar as práticas de uso consciente da água nos diversos departamentos da empresa e fomentar campanhas educativas junto à população. Os mananciais que abastecem a cidade continuam com os mesmos índices divulgados na quinta-feira, 11, e as chuvas ainda não foram suficientes para elevar os níveis das represas. A capacidade total de armazenamento das represas João Penido, São Pedro e Chapéu d’Uvas continua com os índices de 29, 69 e 40%, respectivamente. Sendo assim, a colaboração dos juiz-foranos é valiosa neste momento.

Desde o início do rodízio de abastecimento a Cesama tem realizado campanhas internas para reduzir o consumo de água em suas unidades, com a divulgação de dicas de economia e materiais informativos. O uso de água tratada para lavagem da frota da companhia foi suspenso e, além disso, o grupo de teatro da Cesama, “Gattus Pingadus”, tem feito suas apresentações em escolas e instituições com a peça “Aqua News”, onde o tema do uso consciente do produto é colocado em pauta.

Segundo o diretor técnico-operacional da Cesama, Márcio Augusto Pessoa Azevedo, o resultado obtido com a economia que a população está fazendo, somado ao rodízio no fornecimento de água, está garantindo o abastecimento da cidade: “O rodízio é feito por regiões, exatamente para que possamos poupar nossos mananciais, principalmente a Represa Dr. João Penido, que está com o nível muito baixo. A partir das 8 horas, o sistema de abastecimento de determinada localidade, de acordo com a escala de revezamento, é paralisado. Desta forma, a água que está nos reservatórios da Cesama passa a ser utilizada sem que haja uma nova oferta para aquela unidade. Por isso, é importante que a população use com cautela, pois há somente aquela quantidade reservada para ser distribuída para a comunidade até às 18 horas, quando o sistema é novamente religado. Dependendo do consumo, o usuário não chega nem a notar que o fornecimento de água foi interrompido”.

O rodízio no fornecimento de água segue a mesma escala, das 8 às 18 horas. Confira a programação:

Sexta-feira (19/12) - Região central e parte da leste: bairros Paineiras, parte de São Mateus (acima da Avenida Itamar Franco - lado par), Santa Helena, Jardim Glória, Santa Catarina, Vale do Ipê, parte do Centro (acima da Rua Santo Antônio), Marumbi, Santa Paula, Progresso, Bairu, Centenário, Eldorado, Nossa Senhora das Graças, Bom Clima, Quintas da Avenida, Bandeirantes, Parque Guarani e Vivendas da Serra.

Segunda-feira (22/12)- Parte da região Norte: bairros Benfica, Nova Benfica, Araújo, Ponte Preta, São Francisco, São Judas, Santa Cruz, São Damião, Santa Clara.

Terça-feira (23/12)- Regiões sul (parte) e sudoeste: bairros Jardim de Alá, Jardim América, Renascença, São Geraldo, Previdenciários, Ipiranga, Bela Aurora (parte alta), Santa Efigênia, Jardim Gaúcho, Cidade Nova, Sagrado Coração de Jesus, Teixeiras, Cascatinha, Estrela Sul, Santa Cecília (parte alta), Dom Bosco, parte do São Mateus (final do bairro - da Rua Antônio Passarela para cima).

Região de São Pedro (revezamento de segunda e terça-feira)

Segunda – Bairros Aeroporto, Mandala, Granjas do Bosque, Novo Horizonte, Portal do Aeroporto, Jardim da Serra, Parque Jardim da Serra, Nova Califórnia, Parque Imperial, Chalés do Imperador, Chalés do Algarve, Mirante, Nossa Senhora de Fátima, Serro Azul, Jardim Casablanca, Cidade Universitária, Santana, Borboleta, Conjunto Flamboyants.

Terça – Bairros Portal da Torre, Caiçaras, São Pedro, Colinas do Imperador, Bosque do Imperador, Marilândia, São Clemente, Santos Dumont, Alto dos Pinheiros, São Lucas, Granville, Adolfo Vireque, Morada do Serro, Bosque Imperial, Rua A do Borboleta, Nova Germânia, Parque das Águas, Neo Residencial, Spinaville, Via do Sol, Residencial Alvim, Viña Del Mar.

* Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.

26/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil realiza palestras educativas em escola estadual
26/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF encerra a semana com vagas abertas para vidraceiro e outras oportunidades