| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: PREFEITO
JUIZ DE FORA - 25/11/2014 - 15:39



Prefeito anuncia licitação do serviço de táxi



Portal de Notícias PJF | Prefeito anuncia licitação do serviço de táxi | PREFEITO - 25/11/2014
JF MAIS MOBILIDADE - Empreender qualidade no serviço de transporte individual e aumentar a oferta de táxis na cidade. Com esses objetivos é que o prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, anunciou na tarde desta terça-feira, 25, em coletiva com a imprensa, a abertura da licitação de mais permissões para a prestação do serviço no município. Com isso, a expectativa da administração é alcançar o mínimo de 650 táxis. A maior novidade é que a licitação contempla aproximadamente 50 vagas para carros adaptados e 50 para a categoria dos convencionais. Além disso, existe a possibilidade de inserção de cinco veículos híbridos no processo.

Os veículos adaptados visam atender melhor esse segmento, que hoje conta com um serviço não eficiente. Já a possibilidade de inserção dos carros híbridos na licitação busca, principalmente, avaliar o desempenho desta tecnologia e motivar a utilização da mesma para a cidade como um todo e, quem sabe para o transporte coletivo urbano. Basicamente é um automóvel que possui um motor de combustão interna e um motor elétrico que permite reduzir o esforço do motor de combustão e assim reduzir os consumos e emissões de poluentes. Desta forma, o veículo híbrido polui menos do que os automóveis somente com motor a combustão.

Conforme o prefeito, o tempo de espera nos pontos de táxi tem aumentado e isso foi comprovado através de pesquisa. Isso está relacionado não somente com a necessidade de aumento da frota como também com a falta de uma comunicação mais eficiente entre usuário e taxista. Para isso, o edital de licitação contempla a inclusão de câmeras de monitoramento, taxímetro biométrico e GPS. A primeira ferramenta será importante para garantir a segurança do trabalhador e a dos usuários, além de influir também na qualidade do serviço. Os dois últimos equipamentos vão melhorar a gestão do serviço, por parte da Settra, e possibilitar a comunicação com o cidadão.

O taxímetro informa quem está operando os veículos e em quais horários. Já o GPS informa os veículos que estão de serviço ao longo do dia e garante ao usuário localizar um táxi e utilizar o serviço com mais conforto e qualidade. As câmeras de segurança serão lacradas e somente a Settra, além da Polícia Militar, terá acesso ao equipamento. Todas essas ferramentas serão monitoradas, através de uma central de monitoramento, que será instalada na Settra.

Poderão participar pessoas físicas, que atendem às exigências do edital, como por exemplo, experiências com um tempo mínimo de dois anos de carteira nacional de habilitação. Os licitantes poderão apresentar propostas diferentes para os três lotes: convencionais, adaptados e híbridos. Caso as vagas de veículos híbridos não sejam preenchidas, as vagas restantes serão preenchidas pelos carros convencionais. Os principais parâmetros para o serviço são: cumprimento de 12 horas de serviço por dia e cumprimento de 30 horas semanais de trabalho para o permissionário, sem contar com o tempo de serviço do auxiliar. Não será permitida a participação de servidores da Settra ou da administração direta do Município e do estado, exceto apresentando declaração com pedido de exoneração, ex-permissionários ou ex-auxiliares que teve sua permissão ou registro de condutor revogado no serviço de transporte individual ou coletivo, nos últimos dez anos, ex-permissionário que tenha transferido sua permissão nos últimos dez anos e profissionais que desempenham atividades incompatíveis.

Os vencedores serão notificados pela PJF e deverão se apresentar no prazo de 90 dias úteis, a partir da homologação do resultado. O edital será publicado na primeira quinzena de dezembro.

Projeto de lei

Buscando adequar o sistema e o serviço de táxi de Juiz de Fora, atendendo melhor ao cidadão, a Prefeitura, através da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), está promovendo alterações na legislação que regulamenta o serviço e a profissão. As alterações já estão em fase final de elaboração e revisão e serão encaminhadas ainda em dezembro para aprovação da Câmara Municipal de Juiz de Fora.



* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Transporte e Trânsito pelo telefone 3690-7767.



 IMPRIMIR 
26/4/2024 - SESUC
Guarda Municipal participa de formação sobre atendimento à população em situação de rua no MJSP
26/4/2024 - SE
Nota de pesar
26/4/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município
26/4/2024 - EMPAV
Recomposição asfáltica: Prefeitura atende mais de 40 bairros em cinco dias
26/4/2024 - FUNALFA
Praça CEU: Projeto antirracista do Grupo Nzinga terá primeira contação de histórias de 2024
26/4/2024 - SAS
Usuários de Centros de Centro de Convivência assistem à peça “Fuxico”
26/4/2024 - SE
PJF e ArcelorMittal entregam óculos para estudantes da E. M. Profa. Dilamar Carvalho dos Santos
26/4/2024 - SG
PJF promove edição especial do Rua de Brincar em comemoração ao Dia do Trabalhador na quarta, 1°de maio
26/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil realiza palestras educativas em escola estadual
26/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF encerra a semana com vagas abertas para vidraceiro e outras oportunidades
26/4/2024 - PROCON
Procon apreende cerca de 130 kg de alimentos impróprios para consumo em supermercado
26/4/2024 - SESMAUR
Prefeitura interdita estabelecimento no Alto dos Passos por perturbação de sossego
26/4/2024 - FUNALFA
Praça CEU abre inscrições para 110 vagas gratuitas em oficinas de cultura e esporte
26/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao bairro Linhares neste sábado, 27
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS
Assistência Social traça ações para a construção de Plano Municipal de Educação Permanente
25/4/2024 - SE
E. M. Profa. Marlene Barros promove ações para que crianças sejam leitores assíduos
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão realiza vistoria técnica em seis obras, que totalizam investimento de R$ 40 milhões
25/4/2024 - SE
Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, é celebrado na E. M. Amélia Pires
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2