NOTÍCIAS: SDS
JUIZ DE FORA - 21/11/2014 - 16:29

Portal de Notícias PJF | SDS prossegue com o encaminhamento de egressos do sistema prisional à rede de programas sociais | SDS - 21/11/2014
JF MAIS CIDADANIA - A Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), através do Departamento de Transferência de Renda (DTR), deu seguimento, na noite dessa quinta-feira, 20, às ações de encaminhamento de egressos do sistema prisional aos programas sociais executados pela Pasta. Na reunião, 24 participantes do Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) foram apresentados ao Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O objetivo foi divulgar a rede socioassistencial disponível através do cadastro. O encontro ocorreu no Centro de Prevenção à Criminalidade (Rua Marechal Deodoro, 230, sala 503 – Centro).

A ação faz parte do projeto “Qualificação Profissional e Cidadania”, desenvolvido pela equipe do DTR e que inclui, ainda, agendamentos para inclusão no CadÚnico e direcionamento aos programas de acordo com a situação social dos beneficiários. “O acesso às políticas públicas e às oportunidades de ascensão social são insuficientes e desiguais para os egressos do sistema prisional. Este contexto é agravado pela estigmatização, pela perda de subjetividade e pelo distanciamento dos vínculos familiares e comunitários. O projeto do DTR vem no sentido de promover inclusão social através dos programas vinculados ao CadÚnico”, explicou a chefe do DTR, Miriam Monteiro.

A proposta de levar a cobertura socioassistencial a egressos do sistema prisional começou há cerca de dois meses e acumula resultados positivos referentes à inclusão deste público na rede de programas sociais. Desde então, 12 participantes do PrEsp já realizaram inscrição no CadÚnico, atualização de dados ou foram encaminhados para outros procedimentos. Deste total, dois egressos estão matriculados em cursos profissionalizantes oferecidos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O CadÚnico

O CadÚnico é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, entendidas como aquelas com renda igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Através do CadÚnico, é possível se inscrever em projetos e programas como o Bolsa Família; carteira do idoso; Curso Preparatório para Concursos (CPC); Minha Casa, Minha Vida; e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Social, pelo telefone 3690-8314.

26/4/2024 - SESUC
Guarda Municipal participa de formação sobre atendimento à população em situação de rua no MJSP
26/4/2024 - SE
26/4/2024 - SS