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JUIZ DE FORA - 30/10/2014 - 18:35
Professores se aprimoram e trocam experiências durante o 5º Ciclo de Palestras
Na noite desta quarta-feira, 29, mais de 70 docentes se reuniram no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) e no Centro de Formação do Professor (CFP) para o primeiro dia do 5º Ciclo de Palestras, evento organizado pela Secretaria de Educação (SE), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do Departamento de Políticas Pedagógicas e de Formação (DPPF), que visa incentivar a formação continuada dos professores, através de palestras e discussões sobre práticas de ensino e vivência escolar. O evento integra a programação da “10ª Mostra Professor Também Faz Arte”. O ciclo, assim como a mostra, está sendo organizado através da Supervisão de Projetos de Artes, Cultura e Cidadania da SE.
Nesta quinta-feira, 30, no CFP, haverá performances, com poesias de Manoel de Barros, interpretada pelo músico Alexandre Moraes e a atriz Gabriela Machado. Em seguida, a palestra “Literatura na Escola: Texto ou Pretexto”, com a professora doutora Iolanda Cristina dos Santos. Na sexta-feira, 31, às 18h30, o ciclo se encerra, com a apresentação de dança “RelacionaMetros”, apresentada pelos alunos da Escola Municipal União da Betânia, seguida da palestra “A Arte de Movimento de Rudolf Laban na Escola: Corpo e Dança”, ministrada pela professora doutora Lenira Peral Rengel, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Sobre a abertura do ciclo, a supervisora de Projetos de Arte, Cultura e Cidadania, Iêda Loureiro, elogiou a palestra “Texto, Palavra e Imagem: Relações Possíveis”, com o professor doutor Afonso Celso Carvalho Rodrigues, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF): “Foi ótima. Gerou uma rica discussão sobre o alfabeto, enquanto texto e imagem, abordando o caráter visual da escrita, pegando desde as pinturas rupestres e indígenas, os ideogramas chineses e japoneses e o processo de alfabetização do aluno”. A abertura teve também a apresentação teatral “A Senhora Verdade e Dona História”, no CCBM.
A professora de artes Rita Lamin Furtado afirmou que “foi muito proveitoso. É um suporte que nós, professores, recebemos, e que é válido para ser aplicado em sala de aula”. A recém-formada pedagoga, Valdinéia Rodrigues, disse que mal podia esperar as próximas palestras: "Achei ótimo. É um conteúdo que eu ainda não tinha conhecimento e que eu precisava saber. Estou muito feliz por ter participado".
As articulações da docência e da experiência estética com a arte enfatizadas nas palestras têm por objetivo destacar o professor como mediador nos processos de inserção e de apropriação artístico-cultural por parte de seus alunos, estimulando a reflexão sobre a arte como área do conhecimento indispensável à formação humana.
*Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497.
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