NOTÍCIAS: SEL
JUIZ DE FORA - 30/10/2014 - 14:16

JF Esporte e Cidadania está capacitado a atender pessoas com anemia falciforme e hemofilia

A partir de agora, o Programa JF Esporte e Cidadania está capacitado a receber, em suas aulas de natação e hidroginástica pacientes com anemia falciforme e hemofilia. Cerca de 18 professores do Programa participaram da palestra de capacitação “Doenças Sanguíneas e Esporte”, onde foram informados das necessidades destes pacientes e os benefícios da prática esportiva em suas vidas. A palestra foi realizada na noite dessa quarta-feira, 29, na Secretaria de Esporte e Lazer, e ministrada pela assistente social Nathália Sales e pela psicóloga Rejane Mendes, ambas do Hemominas de Juiz de Fora.

Segundo as profissionais do Hemominas, atividades de baixo impacto realizadas na água ajudam a fortalecer a musculatura e a circulação sanguínea e, consequentemente, auxiliam os pacientes hemofílicos e com anemia falciforme a ter mais qualidade de vida. “Temos muito a comemorar esta parceria com o Hemominas, uma vez que um dos objetivos do JF Esporte e Cidadania é levar qualidade de vida às pessoas através do esporte e do lazer. Por isso, são muito importantes eventos como este, que auxiliam na capacitação de nossos professores. Conhecendo mais dessas doenças, estaremos mais aptos a ajudar essas pessoas, prestando um serviço de qualidade”, avalia o secretário Francisco Canalli. O Chefe do Departamento de Lazer e Atividade Física da Secretaria, Abemar Thadeu Herdy, ressalta que “precisamos abraçar essa causa. Nosso programa é gratuito e nossas portas estão abertas para ajudar estes pacientes”.

Anemia falciforme

A anemia falciforme é uma doença hereditária, não contagiosa e que gera muitas dores, pelo fato de o sangue correr com dificuldade nas veias, por conta do formato de foice dos glóbulos vermelhos. A crise de dor é imprevisível, e a doença pode comprometer o funcionamento de partes do corpo. O exercício físico é muito importante, porém, a prática deve ser observada pelos professores, pois esses alunos não podem praticar atividades muito cansativas e nem permanecer na piscina com temperatura muito baixa. “A atividade física é importantíssima para quem tem a anemia falciforme, não só pelo fato de se exercitar, ainda que moderadamente, mas principalmente pela integração que o exercício proporciona. Há pessoas que sofrem preconceito, e a atividade física em grupo pode ajudar a combater isso”, explica Nathália Sales.

Hemofilia

A hemofilia tem como principal característica a dificuldade de coagulação do sangue, que provoca hemorragias internas e/ou externas facilmente. Pessoas hemofílicas devem praticar atividades físicas de baixo impacto por conta das hemorragias que podem ser leves, moderadas ou graves. A natação é muito indicada para esses pacientes, principalmente pelo fortalecimento dos músculos. “O fortalecimento dos grupamentos musculares é importante, pois faz com que as hemorragias não sejam tão frequentes. Essa parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer é essencial, já que que pode propiciar atividades que eles estão aptos a realizar”, avalia Rejane Mendes.

A coordenadora do programa JF Esporte e Cidadania, Luciane Ribas, ressalta que, para jovens e adultos com hemofilia ou anemia falciforme, “a hidroginástica é um exercício recomendável, pelo baixo impacto e fortalecimento de músculos e articulações”.

“Eventos deste porte são sempre muito bem vistos por nós, professores. Mostram que a inclusão social é crucial no tratamento e nos fazem refletir o quanto devemos nos preparar para receber alunos especiais”, afirma o professor do Programa JF Esporte e Cidadania, Carlos Augusto Lutz.

Programa

O Programa JF Esporte e Cidadania é desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Lazer, com o objetivo de levar atividade física e esportiva para a população a partir de 5 anos de idade, de forma gratuita. São 55 núcleos espalhados nas cinco regiões da cidade, que promovem a melhoria das condições emocionais, físicas, sociais e de saúde dos participantes e garantem melhorias na qualidade de vida e autoestima dos alunos.

Como participar

Para participar, os interessados devem entrar em contato com a Supervisão de Política Social de Esporte e Lazer, do Departamento de Lazer e Exercício Físico, pelo telefone 3690-7853, a fim de verificar a disponibilidade de vagas e as modalidades oferecidas no núcleos.

*Informações com a assessoria de comunicação da SEL, pelo telefone 3690-7829.

26/4/2024 - SESUC
Guarda Municipal participa de formação sobre atendimento à população em situação de rua no MJSP
26/4/2024 - SE
26/4/2024 - SS