| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SETTRA
JUIZ DE FORA - 2/10/2014 - 12:42



Safári Urbano – As calçadas como meio de mudar hábitos e tornar a cidade mais saudável



Portal de Notícias PJF | Safári Urbano – As calçadas como meio de mudar hábitos e tornar a cidade mais saudável | SETTRA - 2/10/2014
JF MAIS MOBILIDADE - Como tornar nossa cidade mais saudável? Para responder a essa pergunta, acontece, nesta quinta-feira, 2, na Escola de Governo, o Safári Urbano, que integra o Plano de Mobilidade Urbana e propõe o desenho das calçadas como um pontapé inicial para modificar hábitos, impactando diretamente na qualidade de vida da população. O evento, organizado pela Embarq Brasil e Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), em parceria com o Cidade Ativa, tem como objetivo principal realizar um levantamento das calçadas da área central do município para entender quais são os desafios e as oportunidades para se criar uma cidade mais saudável. Além disso, o evento é uma continuidade das atividades do "Do PAC ao Plano de Mobilidade", iniciado na cidade em fevereiro deste ano.O projeto conta com o apoio da LARCI Brasil (Iniciativa Clima para América Latina) e da Fundação Alcoa.

O evento é dividido em três principais atividades: workshop, para entender a metodologia de trabalho, baseada no “Active Design”, que é um movimento iniciado nos Estados Unidos e pretende promover hábitos saudáveis a partir do desenho de edifícios, de cidades, de políticas públicas nas áreas de planejamento, construção e saúde; levantamento das calçadas das principais vias da área central da cidade, como Avenida dos Andradas, Avenida Barão do Rio Branco, Avenida Francisco Bernardino, entre outras áreas; e diagnóstico da situação, apontando os pontos fracos e os pontos fortes.

Segundo a arquiteta urbanista do Cidade Ativa, Gabriela Callejas, é possível, através do resenho da cidade, mudar estilos de vida: “Para começar a transformação, é preciso um empurrãozinho. Através de campanhas, de mobilizações, de intervenções nos centros urbanos, como o que aconteceu em São Paulo com os parklets, conhecidos também como vagas vivas, nós possibilitamos às pessoas refletir sobre suas atitudes e repensar seus hábitos. Juntamente com o poder público, revendo seu posicionamento em relação às construções e edifícios, cobrando deles a responsabilidade com os espaços públicos, é possível mudar os costumes das cidade”, afirma a arquiteta.

Ainda segundo Gabriela, essa lógica de remodelagem dos centros urbanos afeta também as questões de obesidade: “Hoje os gastos com saúde pública são enormes, e uma forma de mudar essa realidade, não só otimizando os gastos, mas também gerando qualidade de vida para a população, é através desse novo pensamento voltado para a urbanidade. Se no século XIX as doenças infecciosas foram resolvidas com a mudança do espaço urbano, com investimento em infraestrutura, como saneamento básico e maior ventilação, acredita-se que há também alternativas para melhorar, prevenir e controlar as doenças de desequilíbrio energético do século XXI por um novo modelo de planejamento, de desenho urbano e arquitetura que sigam as estratégias discutidas pelo movimento Active Design”.

O evento se estende até a sexta-feira, 3. Na tarde de hoje, às 13h30, serão realizados os trabalhos de campo, onde os técnicos da Secretaria de Transporte e Trânsito, e convidados de outras secretarias, vão levantar a situação das calçadas da cidade. Entre os locais que serão avaliados, está a Avenida dos Andradas, entre o Instituto Vianna Júnior e a Faculdade Universo.

Sobre o Cidade Ativa
O Cidade Ativa é uma organização social criada para fomentar a discussão sobre o impacto que o planejamento urbano e a arquitetura das edificações exercem sobre o estilo de vida e sobre a saúde pública.

Sobre a EMBARQ Brasil
A EMBARQ Brasil auxilia governos e empresas no desenvolvimento e na implantação de soluções sustentáveis para os problemas de transporte e mobilidade nas cidades brasileiras.

Sobre o Active Design
As diretrizes defendidas pelo Active Design foram consagradas através da publicação do Active Design Guidelines, desenvolvido pelos Departamentos de Planejamento, Construção, Transporte e de Saúde da cidade de Nova Iorque, e de outros estudos que o procederam. Em conjunto com o American Institute of Architects (AIA) e com governos locais de diversas cidades dos EUA, o movimento vem ganhando força por meio de eventos anuais. Desde 2011, o conceito ganhou relevância mundial através dos encontros Fit World e passou a reunir profissionais de todo o mundo em iniciativas que propõem uma nova maneira de pensar as cidades e a saúde das pessoas.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Transporte e Trânsito pelo telefone 3690-7767.



 IMPRIMIR 
26/4/2024 - SESUC
Guarda Municipal participa de formação sobre atendimento à população em situação de rua no MJSP
26/4/2024 - SE
Nota de pesar
26/4/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município
26/4/2024 - EMPAV
Recomposição asfáltica: Prefeitura atende mais de 40 bairros em cinco dias
26/4/2024 - FUNALFA
Praça CEU: Projeto antirracista do Grupo Nzinga terá primeira contação de histórias de 2024
26/4/2024 - SAS
Usuários de Centros de Centro de Convivência assistem à peça “Fuxico”
26/4/2024 - SE
PJF e ArcelorMittal entregam óculos para estudantes da E. M. Profa. Dilamar Carvalho dos Santos
26/4/2024 - SG
PJF promove edição especial do Rua de Brincar em comemoração ao Dia do Trabalhador na quarta, 1°de maio
26/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil realiza palestras educativas em escola estadual
26/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF encerra a semana com vagas abertas para vidraceiro e outras oportunidades
26/4/2024 - PROCON
Procon apreende cerca de 130 kg de alimentos impróprios para consumo em supermercado
26/4/2024 - SESMAUR
Prefeitura interdita estabelecimento no Alto dos Passos por perturbação de sossego
26/4/2024 - FUNALFA
Praça CEU abre inscrições para 110 vagas gratuitas em oficinas de cultura e esporte
26/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao bairro Linhares neste sábado, 27
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão assina ordem de serviço para início das obras de mobilidade na via 440
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeitura e MRS Logística anunciam mais quatro viadutos para Juiz de Fora
25/4/2024 - SAS
Assistência Social traça ações para a construção de Plano Municipal de Educação Permanente
25/4/2024 - SE
E. M. Profa. Marlene Barros promove ações para que crianças sejam leitores assíduos
25/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão realiza vistoria técnica em seis obras, que totalizam investimento de R$ 40 milhões
25/4/2024 - SE
Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, é celebrado na E. M. Amélia Pires
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2