NOTÍCIAS: SETTRA
JUIZ DE FORA - 23/9/2014 - 18:47

Semana Nacional do Trânsito – Exposição apresenta as faces histórica, psicológica e pedagógica do sistema viário

JF MAIS MOBILIDADE - Promovida pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), e integrando as atividades da Semana Nacional de Trânsito, nesta quarta-feira, 24, será aberta, no Parque Halfeld, a exposição “Arte no Trânsito”, que traz reflexões e faz menções à história, pedagogia e psicologia no sistema viário. Através das peças expostas, o objetivo é proporcionar ao visitante um modo de ver, ler e até mesmo vivenciar o trânsito, buscando sempre a mobilização de pedestres e condutores para comportamentos humanizados de respeito, gentileza e cordialidade no trânsito.

Na intervenção, que se estende até a quinta-feira, 25, será possível entender um pouco do surgimento e desenvolvimento da faixa de pedestres, bem como verificar, através de fotos, as mudanças cronológicas da cidade em relação ao olhar voltado para o pedestre, refletir sobre o comportamento, ações e reações das pessoas em relação ao trânsito e apreciar, dentro da proposta pedagógica, o trabalho que é desenvolvido com crianças dentro no ambiente escolar.

Segundo a supervisora de projetos de educação para o trânsito, Renata Vianna, na parte histórica, será possível voltar no tempo com as fotos do Calçadão da Halfeld, primeira via destinada exclusivamente a pedestres na cidade, e da Avenida Rio Branco, principal via da cidade que orientou seu desenvolvimento. A proposta é uma evolução histórica através das imagens. “O que nós queremos apontar é que a preocupação com o pedestre e com a segurança no trânsito é muito atual. Antigamente, e através das fotos será possível perceber, não havia faixa de pedestre, canteiros de acomodação para travessia, entre outras coisas. Mesmo o Código de Trânsito Brasileiro, antigamente chamado de Código Nacional de Trânsito, não tinha essa preocupação e não citava nada de educação para o trânsito em seus artigos”, afirma a supervisora.

Já no contexto psicológico, a ideia é apresentar peças que trabalham a faixa de pedestre. A base de todos os trabalhos é o cubo, que, segundo Renata Vianna, é a figura perfeita, o equilíbrio: “O cubo vem representar o que nós queremos para o nosso trânsito, que é o equilíbrio entre todos os integrantes do sistema. Ele nos ajuda também a entender e refletir mais sobre as necessidades e desejos de cada um de nós em relação ao trânsito. Apesar de o sistema ser uniforme, com as leis que devem ser seguidas por todos, cada um tem suas particularidades e lida de forma diferente no trânsito. O que nós temos que trabalhar é para que cada vez mais as atitudes sejam coletivas, apesar dos ideais e cultura serem individuais”, ressalta.

Ainda dentro da exposição, e integrando a proposta pedagógica, será possível conferir os trabalhos feitos por estudantes de escolas municipais, que participaram do concurso “Arte da Faixa”, realizado pela Settra, através da Supervisão de Educação para o Trânsito. O concurso foi promovido com alunos do oitavo e nono ano e sugeriu que os candidatos se manifestassem em relação à faixa de pedestre. O tema foi “Pedestre na Faixa”. Para a supervisora da Settra, através dos trabalhos, todos de bom gosto, é possível perceber e reconhecer o cotidiano dos alunos: “Para se ter uma ideia, a aluna vencedora do concurso nos enviou um desenho simples. Contudo, apresentando os princípios básicos do sistema viário, cidadania e educação. São trabalhos que valem a pena ser conferidos e nos mostram que estamos no caminho certo na formação dos futuros adultos”.

A mostra acontece no Parque Halfeld, em um estande montado no centro da Praça, e está aberta das 8 às 17 horas, na quarta e na quinta-feira, que é o último dia da Semana Nacional do Trânsito.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Transporte e Trânsito pelo telefone 3690-7767.

26/4/2024 - SESUC
Guarda Municipal participa de formação sobre atendimento à população em situação de rua no MJSP
26/4/2024 - SE
26/4/2024 - SS