NOTÍCIAS: SEL
JUIZ DE FORA - 16/9/2014 - 19:15

2ª Semana Paralímpica – Natação agita o segundo dia de competições

A piscina do Sport Club Juiz de Fora foi palco, na tarde desta terça-feira, 16, da competição de natação da 2ª Semana Paralímpica 2014, promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer através do programa JF Paralímpico. Cerca de 31 atletas com deficiência, de escolas e instituições da cidade, participaram das provas de 25 e 50 metros nado livre, peito, costas e borboleta, 4 x 25 livre misto, além de provas de pernada para atletas iniciantes nos 25 livre e costas. Participam pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual e/ou visual ou múltipla.

“A interação entre os atletas que participam da Semana Paralímpica é sensacional. Desde o início de 2013, quando fundamos o programa JF Paralímpico, notamos o desenvolvimento desses verdadeiros atletas. É uma alegria muito grande poder realizar este trabalho, principalmente trazer essas pessoas para a prática de um esporte aquático” ressaltou o secretario de Esporte e Lazer, Francisco Canalli.

A mãe de um dos atletas, Nathalia Bertolozo, explica que, independente da idade de quem participa do evento, ter essa inciativa em Juiz de Fora foi muito bom para os participantes e para os pais. “É impressionante ver como eles se divertem, fazem novos amigos e têm uma interação enorme, e além de todos esse benefícios sociais, ainda tem o lado físico, pois, eles se desenvolvem e podem se tornar grandes atletas. Também é uma satisfação enorme ver nosso filho, ali, participando de uma competição, se superando, nos sentimos realizados”, enfatiza Nathalia.

Nesta quarta-feira, 17, será a vez da bocha adaptada. Vinte atletas estão escritos para participar da competição, que reúne pessoas com deficiência física, múltipla ou paralisia cerebral. As atividades estão marcadas a partir das 14h30, no ginásio de Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), na Rua Custódio Tristão, s/nº, Bairro Santa Terezinha. No mesmo horário, será disputado o tênis de mesa, para pessoas com deficiência física e intelectual, com 14 participantes inscritos.

Atividades frequentes

A Secretaria de Esporte e Lazer, através do Programa JF Paralímpico, oferece aulas gratuitas de natação no Sport Club Juiz de Fora. Para os iniciantes, as aulas são às terças e quintas-feiras, das 14 às 17 horas. As aulas de aprendizagem e treinamento para competições de atletas paralímpicos acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14 horas às 16h30.

Já as aulas de bocha adaptada são realizadas na quadra da SEL, às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 16 horas, e às sextas-feiras, das 13h40 às 16 horas. As aulas do tênis de mesa são realizadas às segundas e quartas-feiras, ds 14 às 16 horas, também no ginásio da SEL.

JF Paralímpico

O “Programa JF Paralímpico” é promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), desde janeiro de 2013, com o objetivo de propiciar a prática de exercícios físicos e a consequente melhoria na qualidade de vida das pessoas com algum tipo de deficiência. A participação no Programa JF Paralímpico é gratuita para qualquer pessoa que possua algum tipo de deficiência, seja auditiva, física, intelectual, visual ou múltipla. São oferecidas modalidades esportivas criadas especificamente para deficientes, como goalbaal, ou adaptadas: atletismo, bocha, futebol, natação e tênis de mesa.

Informações sobre o JF Paralímpico podem ser obtidas no departamento de Lazer e Atividade Física pelo telefone 3690-7853.

*Informações com a assessoria de comunicação da SEL, pelo telefone 3690-7829.

26/4/2024 - SESUC
Guarda Municipal participa de formação sobre atendimento à população em situação de rua no MJSP
26/4/2024 - SE
Nota de pesar